MPT na Escola: Ariquemes sedia premiação da etapa estadual em Rondônia
Em uma cerimônia emocionante realizada no dia 9 de dezembro, alunos de escolas públicas de Ariquemes demonstraram talento e consciência social durante o Prêmio MPT na Escola.
Em uma cerimônia realizada no dia 9 de dezembro, o município de Ariquemes foi palco da premiação da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2024. Promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre, o evento contou com a parceria do Sebrae-Rondônia e da Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes, reunindo alunos, educadores e autoridades em uma celebração do talento e da cidadania.
O prêmio visa sensibilizar a sociedade sobre temas fundamentais, como o combate ao trabalho infantil e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco no uso da arte e da educação como ferramentas transformadoras.
Os estudantes concorreram nas categorias conto, desenho, música e poesia, divididos em dois grupos: o primeiro, para alunos de 4º e 5º ano, que abordou a temática do trabalho infantil, e o segundo, para 6º e 7º anos, com trabalhos sobre aprendizagem profissional/profissionalização de jovens aprendizes. As produções resultam de atividades em sala de aula sobre os temas, com material de apoio fornecido pelo MPT.
O Procurador-Chefe do MPT em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, ressaltou a relevância da iniciativa: “por meio desse prêmio, mostramos como a educação e a arte podem transformar vidas e conscientizar a sociedade sobre os impactos do trabalho infantil é um passo essencial para garantir um futuro mais digno para nossas crianças e adolescentes. Essa articulação com a comunidade escolar e parceiros como o Sebrae é fundamental para alcançarmos esse objetivo”.
Rita Assis Costa, Coordenadora Estadual do Programa no Sebrae, também enfatizou o papel transformador da arte:“a arte é uma ferramenta poderosa para sensibilizar e mobilizar a sociedade. Ao expressarem suas ideias e sentimentos através da criação artística, os alunos estão contribuindo para a construção de um futuro mais justo e seguro para todas as crianças e adolescentes”.
O evento premiou os trabalhos em destaque de cada categoria, reconhecendo o talento e a dedicação dos alunos e o importante papel dos educadores. Além de prêmios e certificados, os vencedores tiveram seus trabalhos divulgados em diversos canais de comunicação.
Apresentação do projeto
O MPT na Escola é a versão nacional de uma iniciativa que teve início no Ceará em 2008, o Peteca, e graças à adesão das secretarias de educação. O projeto tem como objetivo central levar o ECA para o ambiente das salas de aula e, já na primeira infância, conscientizar meninos e meninas sobre o trabalho infantil. Para isso, o MPT conta com o apoio primordial de toda a comunidade escolar, com foco nos professores e nas professoras, que são os grandes agentes da promoção e sensibilização dos alunos e alunas.
A instituição promove a capacitação periódica de toda a equipe da instituição de ensino participante do projeto, como técnicos das secretarias, diretores, coordenadores e docentes, além de fornecer kits e materiais pedagógicos que norteiam e viabilizam a inserção do MPT na Escola na rotina pedagógica.
O prêmio MPT na Escola é a culminância do projeto e integra a iniciativa Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do país. O objetivo é reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Ao final da etapas, são premiados os trabalhos produzidos pelos estudantes durante o projeto nas categorias conto, desenho, poesia, música e curta-metragem.
Matéria elaborada com referência ao Portal: https://ro.agenciasebrae.com.br