Com presença do MPT, Defensoria Pública da União inaugura posto avançado de atendimento no interior de Rondônia
Iniciativa amplia o acesso à justiça em 25 municípios do Estado
JI-PARANÁ (RO) – No dia 7 de novembro de 2024, foi inaugurado o primeiro posto avançado de atendimento da Defensoria Pública da União (DPU) no interior de Rondônia. Localizado no *Tudo Aqui* de Ji-Paraná, o maior município do interior do Estado. Essa instalação beneficiará a população de 25 municípios da região, garantindo um acesso mais facilitado à justiça para as comunidades locais.
O evento contou com a presença da Procuradora do Trabalho Jéssica Alves Resende Freitas, coordenadora da Procuradoria do Trabalho em Ji-Paraná, que representou o Ministério Público do Trabalho (MPT) na solenidade. A DPU foi representada pela Chefe da Unidade em Rondônia, Jaqueline Guedes Marinho, pelo chefe substituto Thiago Roberto Mioto e pela Coordenadora de Atendimento, Heleneide Afonso da Silva Soccol.
Durante a cerimônia, Jaqueline Guedes Marinho destacou a importância da presença da DPU em Ji-Paraná, afirmando que “com a expansão do serviço, conseguimos garantir o acesso à justiça a uma população significativa, abrangendo 25 municípios de Rondônia, o que representa um avanço importante na interiorização dos direitos e da cidadania no Estado”.
A Procuradora do Trabalho Jéssica Freitas, por sua vez, ressaltou a relevância da parceria entre o MPT e a DPU para a promoção de justiça social em Rondônia. “A inauguração deste posto é um relevante passo na tão almejada interiorização da DPU. Fui estagiária da instituição em Belo Horizonte/MG e tive muito orgulho de auxiliar os Defensores diretamente na concretização dos direitos sociais dos cidadãos. A DPU é um direito e sua interiorização, para acesso de todos e todas, é um dever do Estado”, afirmou a Procuradora.
O evento também contou com a participação da Deputada Estadual Claudia de Jesus, representantes do Governo do Estado de Rondônia, da Coordenação do *Tudo Aqui*, do Município de Ji-Paraná, do Prefeito eleito Affonso Cândido, além de autoridades do INSS, da deputada federal Silvia Cristina, da Justiça Federal, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho.
A chegada da DPU ao interior do Estado é vista como um avanço fundamental para a interiorização da justiça, proporcionando mais recursos para aqueles que mais necessitam de assistência jurídica em Rondônia.
Fonte: MPT/RO e AC (com informações e fotos da DPU/RO)