• áreas de atuação
  • denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • balcão virtual
  • lgpd

MPT recebe visita de alunos do Curso de Geografia da UNIR

Regionalização: teoria e processo foi o tema da visita à instituição que atua nos estados de Rondônia e Acre

 

Porto Velho/RO - No dia 26 de fevereiro de 2024, estudantes do Curso de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), sob a orientação da professora Raiane Florentino, participaram de uma visita guiada à Procuradoria Regional do Trabalho, em Porto Velho. O tema central da visita foi a Regionalização: teoria e processo, disciplina ministrada pela professora.

Recebidos pelo Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na 14ª Região, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, os alunos tiveram a oportunidade de dialogar, esclarecer dúvidas e compreender a atuação do órgão ministerial nos Estados de Rondônia e Acre.

A iniciativa teve como propósito proporcionar aos estudantes uma perspectiva prática de conceitos abstratos discutidos em sala de aula. A professora Raiane Florentino ressaltou a importância de transcender o ambiente acadêmico, destacando que a disciplina de Geografia está intrinsecamente relacionada a diversas áreas, e o conhecimento fornecido pelo MPT é crucial para futuros profissionais.

Visitação aos setores de Perícia e recebimento de Denúncias.
Visitação aos setores de Perícia e recebimento de Denúncias.

A visita incluiu a exploração de setores estratégicos, como recebimento de denúncias presenciais e virtuais, a seção de Perícia, responsável pelo suporte às investigações, e os setores administrativos vinculados à Diretoria Regional e gestão de pessoas. Os alunos também conheceram as salas de audiência, onde compreenderam o processo de condução de casos pela Justiça do Trabalho.

Professora Raiane Florentino, alunos e o procurador-chefe do MPT Carlos Lopes
Professora Raiane Florentino, alunos e o procurador-chefe do MPT Carlos Lopes

Ao receber os alunos do Curso de Geografia da UNIR, o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho na 14ª Região, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, enfatizou a relevância do MPT como um agente ativo na salvaguarda dos direitos laborais. Ele destacou: "Nossa missão no Ministério Público do Trabalho transcende a esfera jurídica; ela se entrelaça com a realidade socioambiental da região amazônica, enfrentando desafios singulares na efetivação do trabalho decente e por essa razão é muito interessante a visita e interação com os acadêmicos de geografia da UNIR."

Ao final, a professora Raiane Florentino considerou a atividade extremamente enriquecedora para a formação acadêmica dos alunos. “A experiência prática proporcionada pela visita contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos abordados na disciplina de Regionalização: teoria e processo”, ressaltou Raiane. A visita culminou com depoimentos dos alunos, evidenciando a mudança de percepção sobre o papel do MPT na sociedade.

DEPOIMENTOS DOS ALUNOS:

Ao final da visita, o aluno Francisco disse que, antes da visita “sabia que alguém fazia a denúncia e eles (MPT) iam apurar no local”, e depois da visita afirmou: “agora vejo o Ministério Público como um parceiro da sociedade na defesa dos seus direitos”. Já Rosilene Fernandes disse ter ficado satisfeita pelas informações que recebeu “nessa oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pelo MPT, de como as denúncias chegam até aos Procuradores para serem averiguadas (apuradas)”.

João Guilherme disse que o setor do Ministério Público do Trabalho que mais lhe chamou a atenção na visitação foi o setor de Perícias, “que é um trabalho de campo, com o qual me identifico muito”. Para Jaqueline Lopes, a experiência da conhecer a rotina do MPT pode influenciar suas perspectivas futuras no que diz respeito “à segurança da pessoa poder denunciar sem precisar se identificar”.

Para o aluno Anderson Reis, que chegou a cursar quatro períodos do curso de Direito antes de ingressar na Geografia, a visita guiada veio enriquecer sua vida acadêmica por ter lhe possibilitado conhecer, na prática, o que sabia em teoria. Por sua vez, Janaina Viviane destacou o trabalho de campo realizado pelos peritos no apoio a atuação dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho, no processo investigativo e de apuração de denúncias, como também do envolvimento do órgão como articulador de uma rede em defesa dos direitos dos trabalhadores e da sociedade.

Por sua vez, a professora Raiane Florentino resumiu a atividade acadêmica que organizou para seus alunos como “super válida por oportunizar um contato direto com o órgão que tem uma atuação regional, como é o caso do MPT, que abrange não só o Estado de Rondônia como o Acre também. E válida também pelos conhecimentos adquiridos e os diálogos mantidos com o Procurador-chefe, cujas informações dadas ao grupo em muito vai contribuir com a atividade acadêmica da disciplina que estão cursando (Regionalização: teoria e processo).

 

Francisco, Rosilene Fernandes, João Guilherme, Jaqueline Lopes, Anderson Reis, Janaina Viviane, alunos da professora Raiane Florentino  (UNIR) segunda na foto da direita para a esquerda
Francisco, Rosilene Fernandes, João Guilherme, Jaqueline Lopes, Anderson Reis, Janaina Viviane, alunos da professora Raiane Florentino (UNIR) segunda na foto da direita para a esquerda

 

 

 

Fonte: ASCOM/MPT-RO e AC / Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) na 14ª Região | Rondônia e Acre

Acesse nossas redes: 

https://www.instagram.com/mptroac/https://twitter.com/MPTROAChttps://www.facebook.com/mptroac, e https://www.youtube.com/tvmptroac

Imprimir

  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • meio ambiente
  • trabalho escravo
  • trabalho portuario
  • liberdade sindical
  • promocao igualdade
  • trabalho infantil