• áreas de atuação
  • denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • balcão virtual
  • lgpd
  • Não categorizado
  • MPT expede Recomendações para erradicar o trabalho de menores de 18 anos no Carnaval de Porto Velho

MPT expede Recomendações para erradicar o trabalho de menores de 18 anos no Carnaval de Porto Velho

Foram notificadas a Liga dos Blocos de Carnaval e a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos - SEMUSB

 

Conheça a campanha: www.facabonito.org/carnaval
Conheça a campanha: www.facabonito.org/carnaval

RONDÔNIA - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre, representado pelo Procurador do Trabalho Lucas Barbosa Brum, expediu recomendações à Liga dos Blocos de Carnaval de Porto Velho e à Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos/SEMUSB com a finalidade de combater a exploração do trabalho de crianças e adolescentes no período do Carnaval 2024 na capital rondoniense.

A Recomendação do MPT para a Liga dos Blocos de Carnaval recomenda que se abstenham de utilizar mão de obra de menores de 18 (dezoito) anos; que realizem busca ativa no dia do seu evento, a fim de impedir que os menores de 18 anos estejam trabalhando em desacordo com a legislação e que promovam, durante a realização do evento, de forma regular e intervalada, a reprodução de jingle (publicidade) sobre o trabalho infantil, a ser disponibilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da família – SEMASF.

Deve a Liga encaminhar as orientações contidas na Recomendação (nº 1777.2024) a todos os blocos de carnaval do Município de Porto Velho que participarão dos festejos de 2024, a fim de que adotem as medidas contidas no documento ministerial.

À Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (SEMUSB) a Recomendação (nº 1926.2024) é para que proceda a retificação do Edital de Chamamento Público Ambulante nº 01/2024, a fim de constar a proibição de trabalho de menor de 18 anos no comércio ambulante nas ruas e logradouros públicos da capital rondoniense durante o evento Carnaval 2024. No alvará a ser expedido aos comerciantes ambulantes credenciados e licenciados deve constar, expressamente, a informação da proibição.

Consta na Recomendação que embora o edital de chamamento Público Ambulante da SEMUSB no item 11.7 tenha vedado “a utilização de qualquer trabalho do menor de dezesseis anos, exceto na condição de aprendiz para os maiores de quatorze anos”, uma vez que as atividades laborais serão realizadas em logradouros públicos a vedação deverá ser todos os menores de 18 anos.

As recomendações enfatizam que o trabalho de menores de 18 (dezoito) anos em ruas e logradouros públicos (comércio ambulante, guardador de carros, guardas mirins, guias turísticos, transporte de pessoas ou animais, entre outros) constitui uma das piores formas de trabalho infantil, conforme art. 7º, XXXII da CF/88 c/c com artigos 3º, alínea “d”, e 4º da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) c/c com Decreto nº 6.481, de 12 de junho de 2008 (Lista TIP), especificamente o item 73.

Foi ressaltado que nestas atividades os adolescentes estão sujeitos a riscos ocupacionais na exposição à violência, drogas, assédio sexual e tráfico de pessoas; exposição à radiação solar, chuva e frio; acidentes de trânsito e atropelamento, bem como, a prováveis repercussões à saúde como ferimentos e comprometimento do desenvolvimento afetivo; dependência química; doenças sexualmente transmissíveis; atividade sexual precoce; gravidez indesejada; queimaduras na pele; envelhecimento precoce; câncer de pele; desidratação; doenças respiratórias; hipertemia; traumatismos e ferimentos.

À SEMUSB foi dado prazo de 10 (dez), após notificada, para comprovar o cumprimento das recomendações contidas nos autos do Procedimento Promocional de Políticas Públicas (Promo), instaurado por Lucas Barbosa Brum, Procurador do Trabalho, titular do 3º Ofício Geral da PRT-14 (Procuradoria Regional do Trabalho /Sede do MPT na 14ª Região – Rondônia e Acre).

O descumprimento do ordenamento jurídico, conforme resumido nos itens da Recomendação, ensejará a adoção, por parte do Ministério Público do Trabalho, de providências judiciais e extrajudiciais cabíveis com todas as consequências daí inerentes, objetivando-se, inclusive, a imputação da responsabilidade a quem, de qualquer forma, contribuir para tal prática.

Nas considerações contidas, a Recomendação expressa que “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde , à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de todo a forma de negligência, discriminação exploração, violência, crueldade e opressão (artigo 227, caput, da Constituição Federal da República do Brasil).

As recomendações foram expedidas como fruto de deliberação do Fórum Estadual para a Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI – Rondônia) e da campanha nacional “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, realizada pela Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Clique aqui para ter acesso ao conteúdo da Recomendação expedida à SEMUSB.

E aqui para acesso ao conteúdo da Recomendação expedida à Ligas dos Blocos de Carnaval.


Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval
Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval

 


Campanha nacional alerta para importância de combate ao trabalho infantil no Carnaval

As Redes Nacionais de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes convidam sociedade, governos, prefeituras, conselhos estaduais e municipais, organizações não governamentais, setor privado e equipamentos de proteção a aderirem à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2024.

​A campanha relançada segue o mote de 2023. Com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” a campanha aborda principalmente: o Enfrentamento à Violência Sexual, com ênfase na Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e o Combate ao Trabalho Infantil. Também apresenta orientações e alertas sobre: a prevenção e fiscalização sobre a venda e uso de álcool por crianças e adolescentes; o estímulo à identificação e notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida; e ainda o chamamento pela vacinação de crianças para curtirem a folia de forma segura e protegida.

Os materiais da campanha estão disponíveis no site da Ação Nacional “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, campanha permanente de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, para ampla utilização e divulgação pelos parceiros interessados em contribuir com a campanha.

Estão disponíveis para download diversos materiais de comunicação, entre peças para conscientização em festividades, peças para aplicação externa e em estabelecimentos, banners para redes sociais, materiais educativos para utilização em sala de aula com crianças e a marchinha oficial da campanha para divulgação em eventos, rádios comerciais e comunitárias.

Link para download, orientações e sugestões para utilização das peças da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval: Carnaval | Faça Bonito (facabonito.org)

ASCOM-MPT/RO E AC | Procuradoria Regional do Trabalho na 14ª /Região / Rondônia e Acre com informações da FNPETI e FaçaBonito.org

Imprimir

  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • meio ambiente
  • trabalho escravo
  • trabalho portuario
  • liberdade sindical
  • promocao igualdade
  • trabalho infantil