![áreas de atuação](/images/banners/servicos/areas_atuacao.png)
MPT entrega equipamentos ao projeto “voar” e participa do lançamento de programas para melhorias na segurança urbana e rural do Estado de Rondônia
No evento, foi apresentada a reativação do projeto “Voar”, uma ação de inclusão social apoiada pelo MPT e JT da 14ª Região
PORTO VELHO (RO) - Em solenidade que contou com a presença do governador de Rondônia, Marcos Rocha e demais autoridades, o Ministério Público do Trabalho se fez representar pelo procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira. Na solenidade foram entregues à Polícia Militar (PM) de Rondônia, a Polícia Civil (PC) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) diversos equipamentos e lançados programas para garantir mais segurança para quem reside nas áreas urbanas e rurais do Estado de Rondônia, assim como bens decorrentes da atuação do MPT na Justiça do Trabalho para a estruturação da reativação do Projeto “Voar”.
O projeto consiste em em ação de inclusão social que tem apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na 14ª Região / Rondônia e Acre, o qual atende 225 crianças em situação de vulnerabilidade. A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Operações Aéreas – NOA, que também foi construído com recursos decorrentes da atuação do MPT na Justiça do Trabalho, envolve atividades esportivas em três modalidades: futebol, jiu-jitsu e natação com aulas ministradas três vezes por semana, além de fornecer às crianças todo o material esportivo necessário para a realização das atividades. Todas as aulas são no complexo esportivo do NOA com professores formados em Educação Física e habilitados para atuar no projeto.
O anúncio da retomada, feito em solenidade realizada pelo Governo do Estado, ocorreu na segunda-feira, 3 de abril de 2023. Na ocasião, ao fazer uso da palavra, o procurador-chefe Carlos Lopes destacou a importância da estruturação da segurança pública no Estado de Rondônia, tendo o MPT destinado recursos para tal fim, assim como da manutenção de projetos sociais como é o projeto “voar”, garantindo um futuro digno às crianças e adolescentes mais vulneráveis.
INÍCIO DO PROJETO
O Projeto Social “Voar” teve início em setembro de 2019, com a inauguração das instalações do NOA e do complexo esportivo ao fundo cuja obra, no montante aproximado de R$ 2,5 milhões (dois milhões e quinhentos mil reais), foi realizada por empresa acionada na Justiça do Trabalho pelo MPT por descumprimento da legislação trabalhista e entregue ao Estado de Rondônia.
As atividades do projeto “Voar” são desenvolvidas em um campo de futebol com grama natural, em salas climatizadas, em piscinas e em tames onde são praticadas as modalidades de natação, futebol e artes marciais.
Para participar do projeto "Voar" os interessados devem estar obrigatoriamente matriculados em instituições de ensino e apresentarem bom desempenho escolar para continuar participando das atividades.
Estímulo à aprendizagem, desenvolvimento do bem-estar físico e emocional dos alunos através da prática esportiva são os objetivos gerais do projeto. Uma equipe multidisciplinar cedida pelo Governo do Estado atua no projeto.
Leia também: Projeto social Voar inicia atividades junto à aviação de segurança pública com o aval da Justiça do Trabalho e do MPT
Equipamentos para os alunos do projeto com a logo do MPT e do TRT-14
Projeto Voar - lançamento em 2019
Procurador-Chefe do MPT em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, faz uso da palavra na solenidade de retomada do Projeto “Voar” pelo Núcleo de Operações Aéreas do Governo de Rondônia
Fonte: MPT - RO e AC - Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional do Trabalho na 14ª Região | Rondônia e Acre