MPT prorroga inscrições para o PROCESSO SELETIVO DE ESTÁGIO DE NÍVEL SUPERIOR
Órgão reserva vagas para candidatos PCD (pessoa com deficiência), Minorias Étnico-raciais e ou Transgêneros.
RONDÔNIA - Processo Seletivo para Estágio de nível superior (graduação) no Ministério Público do Trabalho (MPT) tem inscrições prorrogadas. O prazo havia se encerrado na sexta-feira, 26 de agosto de 2022. Mas um novo prazo para o encerramento das inscrições foi aberto e a nova data final para se inscrever é sexta-feira, 02 de setembro de 2022, de acordo com nova alteração do Edital, publicada nesta segunda-feira (29/08/2022).
O processo seletivo aberto pelo MPT na 14ª Região destina-se ao imediato provimento das vagas existentes e à formação de cadastro de reserva para atender às demandas da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região (Sede e Procuradorias do Trabalho nos Municípios de Rondônia e Acre).
As vagas oferecidas no Processo Seletivo do MPT são para as áreas de:
-Administração/Gestão Pública, Comunicação Social, Direito e Tecnologia da Informação (na Procuradoria Regional do Trabalho - sede, em Porto Velho);
- Administração/Gestão Pública, Comunicação Social e Direito (na Procuradoria do Trabalho em Rio Branco/AC) e
- Administração/Gestão Pública e Direito na Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná/Rondônia.
A pré-inscrição para participar do processo seletivo deve ser feita no site da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região (https://www.prt14.mpt.mp.br/mpt-ro/processo-seletivo-estag).
Os pré-requisitos para inscrição neste processo seletivo são:
-Estar matriculado em uma das instituições de ensino superior conveniadas com a Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, relacionadas no Anexo I do Edital.
- Não serão deferidas inscrições de candidato (a) matriculado (a) em Instituição que não conste no referido ANEXO I, sendo sua responsabilidade a observância da referida lista.
-Ter concluído, no momento da contratação, pelo menos 40% (quarenta por cento) da carga horária ou dos créditos do curso superior, independente do semestre em que esteja formalmente matriculado, para estudantes de nível superior.
- A comprovação do requisito constante no item anterior será exigida no ato da contratação e far-se-á por meio de documento emitido pela instituição de ensino, do qual deverá constar o percentual de créditos já cumpridos.
LIVE COM A COORDENADORA DE ESTÁGIO DO MPT EM RO E AC
Em vídeo gravado para o Instagram @mptroac (https://link.mpt.mp.br/KjyfI2Z) a Procuradora do Trabalho Camilla Holanda, Coordenadora do Programa de Estágio Acadêmico da Procuradoria Regional do Trabalho na 14ª Região faz um resumo sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho, que é um dos ramos do Ministério Público Federal brasileiro. A Procuradora lembra no vídeo a importância das Coordenadorias Temáticas para a atuação do MPT no dia a dia. Ela explica o que é a CONAET, a CODEMAT - Coordenadoria do Meio Ambiente do Trabalho, a COORDINFÂNCIA - Coordenadoria em que se insere o acompanhamento do programa de estágio.
A procuradora Camilla Holanda também fala no vídeo sobre a importância de os estudantes de graduação estagiarem em um órgão público, como o Ministério Público do Trabalho, cuja missão é defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a proteção dos interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis e para a concretização dos ideais democráticos e da cidadania. O processo seletivo para estágio no MPT reserva vagas, já existentes ou que surjam no período da sua validade, para pessoas com deficiência, pessoas indígenas, pessoas negras e pessoas transgêneros. Os candidatos que optarem pela inscrição para concorrência pela reserva de vagas deverão anexar específica de opção pelo sistema de cotas no ato da inscrição ou até a data de encerramento das inscrições.
Fonte: ASCOM - PRT14