Ministério Público do Trabalho participa de lançamento da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil realizada pela Prefeitura de Rio Branco
O Procurador Igor Gonçalves explicou o que é o trabalho infantil e sobre a aprendizagem enquanto uma oportunidade para os adolescentes
RIO BRANCO (AC) – O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do Procurador do Trabalho Igor Gonçalves, do Terceiro Ofício da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Rio Branco, participou, nesta segunda-feira, 13 de junho, do lançamento da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), no auditório do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
O evento contou com a participação de Francisco Bezerra, Secretário em exercício da SASDH, da vereadora Lene Petecão, da conselheira tutelar Lucinaira Carvalho, da juíza de Direito Integrada da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça (TJAC), Isabele Sacramento, da mobilizadora do Núcleo de Cidadania e Adolescentes da capital acreana (Nuca), Henrefany Costa, além das demais entidades ligadas ao setor público e privado. As autoridades presentes debateram sobre a importância de estarem todos alinhados à causa.
Procurador do Trabalho Igor Gonçalves, do Terceiro Ofício da PTM de Rio Branco
Em seguida, o Procurador Igor Gonçalves promoveu palestra sobre o Dia 12 de Junho, “Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, apresentando dados e esclarecendo os mitos ligados a essa temática, e sobre o trabalho enquanto uma oportunidade para os adolescentes, explicando a importância da passagem do trabalho infantil para o trabalho protegido.
“Principalmente aqui no Brasil, nós temos 1,8 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. 21,3% deles com idade entre 5 e 13 anos. 25% deles com idade entre 14 e 15 anos e 53,7% com idade entre 16 e 17 anos, sendo que 772 mil deles (74,1%) estão na informalidade. Que são adolescentes que poderiam estar na aprendizagem, no trabalho protegido” informou o Procurador.
Procurador Igor Gonçalves, do Terceiro Ofício da PTM de Rio Branco com membros da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH)
Campanha de Combate ao Trabalho Infantil é lançada com presença do MPT
Fonte: MPT/RO|AC – Procuradoria Regional do Trabalho / PRT 14ª Região e Prefeitura de Rio Branco
Fotos: Ascom/MPT - Miguel França