Luta pela igualdade de gênero: Inclusão das mulheres no mercado de trabalho
No mês de março, o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre lança vídeo reforçando a importância de programas de Igualdade de Gênero dentro das empresas
Porto Velho (RO) - O Ministério Público do Trabalho, por meio da COORDIGUALDADE, preparou um vídeo para a sociedade que tem como objetivo esclarecer informações sobre a igualdade efetiva nas relações de trabalho, respeitando as características de cada relação. A discriminação pode ser “pano” de fundo para diversas situações envolvendo a relação de trabalho, desde o assédio sexual, o assédio moral ou a contratação exclusiva de determinado gênero por uma empresa sem justificativa adequada.
A Vice Procuradora-Chefe da 14ª Região (Rondônia e Acre) Marina Tramonte reforça em sua fala que “é possível verificar alguns nichos ainda marcadamente destinados ao gênero masculino ou feminino. É estatístico que mulheres recebem salário inferior ao dos homens em empregos similares ao redor do mundo. Os índices de mulheres em cargos de chefia são ainda mais dramáticos e distantes de uma real equivalência. “
Em Cartilhas elaborada pelo MPT é possível encontrar conceitos fundamentais para a promoção da igualdade de gênero no trabalho, além de um Manual sobre prevenção e enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação no trabalho.
Confira vídeo completo clicando aqui
Clique aqui para acessar as cartilhas:
- Conceitos Fundamentais para a promoção da igualdade de gênero no trabalho https://link.mpt.mp.br/kfsMUxe
- O ABC da violência contra a mulher no trabalho https://link.mpt.mp.br/fBTf37M
Convenção 190 e Recomendação 206 da OIT: ações para o enfrentamento da Violência e Assédio no mundo do trabalho https://link.mpt.mp.br/xYlUC0U
Fonte: MPT/RO|AC – Procuradoria Regional do Trabalho na 14ª Região.