Cerca de mil corredores levam lema de campanha do MPT #ChegadeTrabalhoInfantil na Corrida do Fogo 2019
Parceria entre MPT e Bombeiros Militar de Rondônia teve por objetivo "Levar para as ruas a reflexão sobre o grave problema que o trabalho infantil ainda representa para o país", destaca procurador do Trabalho
MPT - RONDÔNIA - A parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia e o Ministério Público do Trabalho (MPT) na 14ª Região (Rondônia e Acre) para levar para as ruas de Porto Velho o lema #Chega de Trabalho Infantil estampado nas camisetas dos corredores da décima nona (XIX) Corrida do Fogo, edição 2019, foi um sucesso nas palavras da Procuradora-Chefa do MPT na 14ª Região, Camilla Holanda Mendes da Rocha. Ela correu a prova e diz como foi participar desse evento: “Foi uma experiência incrível, muito gratificante ver todas aquelas pessoas carregando o lema da nossa campanha. Foram mais de mil inscritos correndo pela erradicação do trabalho infantil”, declarou.
No kit do corredor entregue aos inscritos para a prova material gráfico da campanha institucional do MPT com conteúdo que detalha os prejuízos que o trabalho infantil, causa às crianças com idade inferior à permitida para a iniciação ao trabalho, com o aprendizado formal permitido por lei, bem como dados estatísticos sobre o tema. A Corrida do Foto 2019 teve prova para adultos, simbólicas voltadas para crianças, e para cadeirantes, todas com premiação.
Nesta edição (XIX) da Corrida do Fogo 2019, uma das novidades foi a participção de membros e servidores do MPT como corredores. Disputaram a prova a Procuradora-chefe Camilla Holanda Mendes da Rocha, o Procurador do Trabalho Carlos Alberto Lopes de Oliveira - coordenador regional da Coordinfância - Coordenadoria do MPT que trata especificamente do combate ao trabalho infantil e da regularização do trabalhador adolescente, e um grupo de servidores de diversos setores da Procuradoria Regional do Trabalho, sede do MInistério Público do Trabalho (MPT) em Porto Velho.
Para o coordenador da coordinfância na região, Procurador Carlos Alberto Lopes de Oliveira, a ideia da parceria entre o MPT e os Bombeiros foi “levar o lema "#ChegadeTrabalhoInfantil" para a Corrida do Fogo de 2019, para unir esporte ao combate ao trabalho infantil, dando visibilidade à mensagem da campanha institucuional, levando para as ruas a reflexão sobre o grave problema que o trabalho infantil ainda representa para o país.”
Já a procuradora-chefe, Camilla Holanda, fala sobre a importância de parcerias como essa: “é muito importante que a sociedade tome conhecimento desses problemas que são muitos graves como o trabalho infantil, ausência de garantias para a saúde e segurança no trabalho, que devem previstas nos diversos tipos de contrato de trabalho e também o trabalho escravo. É meta prioritária do MPT também conscientizar a sociedade e envolver os cidadãos nessa defesa dos direitos sociais”, explica.
(Fotos: JoséLucas)
ASCOM-MPT/RO-AC