Mais de 40 representantes de organizações do terceiro setor participam de capacitação oferecida pelo MPT em parceria com UNOPS em Ji-Paraná
Alvo da capacitação oferecida pelo Ministério Público do Trabalho no Município de Ji-Paraná, em Rondônia, são instituições públicas e instituições sem fins lucrativos
MPT-JIPARANÁ-RO - Mais de quarenta representantes de organizações sem fins lucerativos e não governamentais e instituições públicas se escreveram para uma capacitação em elaboração de projetos que o Ministério Público do Trabalho (MPT) , em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos oferece no Município de Ji-Paraná, em Rondônia, onde o MPT em Rondônia e Acre tem uma Procuradoria do Trabalho.
A capitação está sendo ministrada nesta sexta-feira, 26 de julho, durante todo o dia. Na capacitação são tratados temas como captação de recursos, elaboração de projetos, e o edital aberto pelo MPT. De acordo com Joana Miraglia, especialista do UNOPS que facilita o curso, já realizado na capital do Acre, Rio Branco, e na capital de Rondônia, Porto Velho, as pessoas têm participado ativamente, demonstrando seu interesse pelo tema.
A coordenadora da Procuradoria do MPT no Município de Ji-Paraná, procuradora do Trabalho Marina Tramonte, na sua fala de abertura da capacitação, ressaltou a dimensão do território atendido pela PTM que é amplo e abrange 37 municípios. "Portanto, a participação da sociedade é essencial para sua atuação". Ela disse ainda que "a atividade vai capacitar as organizações da região para captar os recursos arrecadados aqui". Marina Tramonte acompanhou a capacitação com a também procuradora do Trabalho, Helena Duarte Romera.
A ida do organismo da ONU à cidade de Ji-Paraná, destaca a procuradora-chefe do MPT, Camilla Holanda, "é para apoioar as organizações na elaboração de projetos para o edital aberto pelo Ministério Público do Trabalho, para criação de um Banco de Projetos para destinação de recursos". Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site http://www.prt14.mpt.mp.br/info/uirapuru .
Edital
Edital para Cadastro de Entidades e Projetos tem como objetivo criar um Banco de Projetos pré-qualificados de órgãos públicos e organizações sem fins lucrativos para destinação de recursos originários da atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre.
As organizações interessadas em integrar o Cadastro de Entidades e Projetos devem se cadastrar e enviar uma proposta de projeto, conforme disposto no Edital.
na Laura Royer, diretora da Escola Municipal Tenente Melo, na zona rural de Vilhena, viajou mais de oito horas de ônibus para participar da capacitação. Ela conta que veio aprender a captar recursos com o objetivo de construir um espaço para oferecer horário integral aos seus alunos. Ela contou que seus alunos viajam muitas horas de ônibus para chegar à escola, portanto gostariam de ter um espaço onde pudessem passar mais tempo.
Projeto Uirapuru
Uirapuru é um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) que trabalha na promoção de melhorias sociais a partir da atividade de fiscalização da legislação trabalhista.
O projeto tem como objetivo contribuir para que as ações realizadas por órgãos da administração pública e entidades do terceiro setor estejam alinhadas aos objetivos estratégicos do Ministério Público do Trabalho e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, compromisso firmado pelos países para promover a vida digna para todos. Também busca a sistematização e transparência destas destinações de recursos, além do monitoramento dos resultados dos projetos apoiados.
As ações acima descritas são desenvolvidas no âmbito do Projeto Uirapuru.
(Redação: Lívia Alen e B.Gouveia )
ASCOM-MPT-RO/AC
Siga-nos nas mídias sociais: https://www.facebook.com/mptroac/?ref=bookmarks e https://twitter.com/MPTROAC