MPT e TRT entregam ao Hospital Santa Marcelina nova oficina ortopédica
Prédio com mais de 659 metros quadrados de área construída vai aperfeiçoar o atendimento à população e dar melhores condições de trabalho aos profissionais de ortopedia
Rondônia (16/12/2017) - Construída com recursos revertidos de uma ação de execução movida pelo Ministério Público do Trabalho, cerca de R$ 1.542.000,00, e homologação da Justiça do Trabalho, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (16) nova oficina ortopédica do complexo hospitalar da rede de saúde Santa Marcelina, em Rondônia, situado no quilômetro 17 da BR 364, entre os municípios de Porto Velho e Cândeias do Jamari, em área de floresta de Amazônica.
Com 659,27 metros quadrados de área construída, a nova oficina substitui a que se encontra em uso, há mais de 20 anos, e que já não comporta o volume de trabalho na fabricação de orteses e próteses. O serviço de ortopedia do Hospital Santa Marcelina atende, diariamente, cerca de 700 pessoas, sendo expressiva maioria demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Na oficina são confeccionadas cadeiras de rodas simples e para banho, cadeiras para tetraplégicos, cadeiras motorizadas, muletas, bengalas, andadores, próteses substitutivas para membro amputado, calçados especiais e palmilhas.
O ato solene de entrega da obra ocorreu com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, da Justiça do Trabalho em Rondônia, de autoridades religiosas, da diretoria do Hospital do Câncer de Barretos em Porto Velho, entre outros convidados, colaboradores das obras sociais das Irmãs Marcelinas, e de pacientes e profissionais de saúde que atendem no complexo hospitalar.
O dinheiro para a construção da nova oficina ortopédica teve destinação proposta pela procuradora do Trabalho Adriana Maria Silva. A reversão de parte da multa em processo de execução que tramita na 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho foi feita pela procuradora após uma visita sua ao hospital, oportunidade em que lhe fora apresentado o projeto de construção do prédio pela diretora, Irmã Lina Ambiel. “ Um sonho dela que hoje se torna realidade”, disse a procuradora em sua fala na solenidade.
A procuradora Adriana Maria lembrou, ainda, a importância de ter ido conhecer o trabalho realizado no hospital. “Sair do gabinete para conhecer a realidade do mundo exterior ao processo é muito importante. Nos dá a dimensão do tamanho dos problemas e também das soluções que exigem; das decisões a serem tomadas”, ressaltou. Para a
procuradora, “devolver à sociedade o que tenha sido dela sonegado em direitos trabalhistas deve nortear a atuação de quem opera o direito” afirmou.
Já o procurador-chefe Marcos G.Cutrim, do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, ressaltou o trabalho sério realizado pela diretora do Hospital Santa Marcelina e sua equipe. Disse sentir-se gratificado em poder, na ocasião, “perceber no semblante da Irmã Lina Ambiel a satisfação e regozijo de ter um sonho concretizado”.
“Por meio desse projeto que apresentou ao MPT o hospital ganha uma edificação com padrão de qualidade e condições de trabalho que vão poder oferecer aos profissionais que trabalham na produção de artigos para atender trabalhadores, pois todos somos trabalhadores, e, dessa forma, promover reintegração social”, comentou o chefe do MPT na região de Rondônia e Acre.
Por sua vez, o Juiz do Trabalho Ricardo Cézar Lima Carvalho Souza, que homologou a proposta de destinação do dinheiro em favor da construção do novo prédio, destacou que a obra vai possibilitar aumento da qualidade dos serviços e humanização dos quase 10 mil atendimentos anunais que a nova oficina ortopédica proporcionará. Ressaltou as condições adequadas de trabalho que cerca de 14 profissionais que lá trabalham passam a ter, para confecção de 131 tipos de produtos diferentes. 33 meios auxiliares de locomoção, 65 órteses e próteses e 33 artigos para substituições e trocas.
Agradecimento ao MPT e TRT
Na sua fala, a presidente da rede Santa Marcelina de Saúde e do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, São Paulo, Irmã Rosane Ghedin, agradeceu ao Ministério Público do Trabalho e seus Procuradores por contribuir com as obras sociais, em Rondônia, do Hospital Santa Marcelina. Agradecimentos também foram feitos pela Delegada Regional da Congregação das Irmãs Marcelinas no estado, Irmã Rumilda Maria Cesca Longo. Coube ao padre Marcelo, chanceler da Arquidiocese de Porto Velho e representar o arcebispo diocesano, dar a benção às instalações.
Um coral de vozes composto por colaboradores e funcionários do hospital apresentou-se na abertura e na hora da benção das instalações.
Fonte: MPT / RO -AC
(Assessoria de Comunicação Social )
69-3216-1265//99976-8753