• áreas de atuação
  • denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • balcão virtual
  • lgpd
  • Não categorizado
  • MPT no Acre Recomenda à SEINFRA e Fundação Municipal de Cultura de Rio Branco que orientem blocos de Carnaval a não utilizarem mão de obras de menores de 18 anos

MPT no Acre Recomenda à SEINFRA e Fundação Municipal de Cultura de Rio Branco que orientem blocos de Carnaval a não utilizarem mão de obras de menores de 18 anos

De acordo com as Recomendações, as agremiações devem realizar busca ativa nos dias de seus eventos para impedir o trabalho de menores de idade em desacordo com a legislação 

 

Rio Branco (AC) – O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Acre, representado pelo Procurador do Trabalho Roberto D’Alessandro Vignoli, titular do 2º Ofício Geral da Procuradoria do Trabalho no Município de Rio Branco e Coordenador Regional da COORDINFÂNCIA (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente),  expediu Recomendação à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEINFRA) e a Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) para orientar blocos de carnaval a não utilizarem mão de obra de menores de 18 anos.

Considerando que o Município de Rio Branco possui a maior incidência de trabalho infantil no Estado do Acre em números absolutos, conforme dados do Prova Brasil 2017, promovida pelo INEP/MEC, e a elevada importância que os festejos carnavalescos possuem para a cidade de Rio Branco, nos aspectos cultural, econômico e social, a Recomendação do MPT enfatiza a essencialidade da atuação articulada dos mais diversos segmentos da sociedade, desde os Poderes Públicos, organizações da sociedade civil e empresas privadas.

A Recomendação orienta que a SEINFRA e a Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Rio Branco devam notificar todos os blocos de carnaval do Município de Rio Branco que participarão dos festejos de 2024, a fim de que:

                 1. Abstenham-se de utilizar mão de obra de menores de 18 (dezoito) anos na realização dos blocos de rua;

                 2. Realizem busca ativa no dia do seu evento, a fim de impedir que menores de 18 (dezoito) anos estejam trabalhando em desacordo com a legislação.

A Recomendação considera também que e é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” .

E que é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Clique aqui para ler os documentos na íntegras: Recomendação SEINFRA e Recomendação Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB)

 

Campanha Faça Bonito - Carnaval 2024
Campanha Faça Bonito - Carnaval 2024

Campanha nacional alerta para importância de combate ao trabalho infantil no Carnaval

As Redes Nacionais de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes convidam sociedade, governos, prefeituras, conselhos estaduais e municipais, organizações não governamentais, setor privado e equipamentos de proteção a aderirem à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2024.

​A campanha relançada segue o mote de 2023. Com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” a campanha aborda principalmente: o Enfrentamento à Violência Sexual, com ênfase na Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e o Combate ao Trabalho Infantil. Também apresenta orientações e alertas sobre: a prevenção e fiscalização sobre a venda e uso de álcool por crianças e adolescentes; o estímulo à identificação e notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida; e ainda o chamamento pela vacinação de crianças para curtirem a folia de forma segura e protegida.

Os materiais da campanha estão disponíveis no site da Ação Nacional “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, campanha permanente de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, para ampla utilização e divulgação pelos parceiros interessados em contribuir com a campanha.

Estão disponíveis para download diversos materiais de comunicação, entre peças para conscientização em festividades, peças para aplicação externa e em estabelecimentos, banners para redes sociais, materiais educativos para utilização em sala de aula com crianças e a marchinha oficial da campanha para divulgação em eventos, rádios comerciais e comunitárias.

Link para download, orientações e sugestões para utilização das peças da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval: Carnaval | Faça Bonito (facabonito.org)

 

ASCOM – MPT/RO E AC | Procuradoria do Trabalho no Município de Rio Branco/AC om informações da FNPETI e FaçaBonito.org

Imprimir

  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • meio ambiente
  • trabalho escravo
  • trabalho portuario
  • liberdade sindical
  • promocao igualdade
  • trabalho infantil