• áreas de atuação
  • denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • balcão virtual
  • lgpd
  • Não categorizado
  • MPT participa do lançamento da Campanha Coração Azul no Acre em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

MPT participa do lançamento da Campanha Coração Azul no Acre em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Coordenadora regional da CONAETE destaca: “O tráfico de pessoas, em todas as suas formas terríveis, é uma violação flagrante dos direitos humanos”

 

RIO BRANCO (AC) - Com o objetivo de combater o tráfico de pessoas e o seu impacto na sociedade, o governo do Acre iniciou na segunda-feira, 24, deste mês de julho 2023, a etapa estadual da Campanha Coração Azul. A ação busca sensibilizar a sociedade, ONGs, órgãos governamentais, mídia e formadores de opinião para esse problema social, que é tipificado como crime, de acordo com a Lei n°13.344/2016.  

A Campanha foi lançada em ato solene realizado na sede da Secretaria de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres - SEASDHAM do qual participaram o Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, e a Procuradora do Trabalho Camilla Holanda Mendes da Rocha, no ato representando o Ministério Público do Trabalho (MPT) como coordenadora regional da CONAETE - Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 
 
Procurador-chefe do MPT em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira. . Foto: Pablo Araújo
Procurador-chefe do MPT em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira. . Foto: Pablo Araújo
 
 Entidades e órgãos governamentais presentes no evento de Lançamento - Foto: Pablo Araújo
Entidades e órgãos governamentais presentes no evento de Lançamento - Foto: Pablo Araújo

Ao fazer uso da palavra a coordenadora regional da CONAETE, Camilla Holanda, destacou que “O tráfico de pessoas, em todas as suas formas terríveis, é uma violação flagrante dos direitos humanos” e que o símbolo do Coração Azul “é um lembrete de que cada vítima de tráfico humano tem um coração, uma história e um nome”. 

Procuradora do Trabalho (foto abaixo) fala sobre as ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas em ato solene na sede da SEASD, em Rio Branco. Foto: Pablo Araújo
Procuradora do Trabalho (foto abaixo) fala sobre as ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas em ato solene na sede da SEASD, em Rio Branco. Foto: Pablo Araújo

A Procuradora enfatizou: “Estamos aqui para garantir que essas histórias sejam contadas, que esses nomes sejam lembrados, e que esses corações sejam resgatados. Estamos aqui para transformar a insensibilidade em empatia, a tristeza em ação, e a escuridão em luz”. 

 

“A campanha Coração Azul, que estamos lançando hoje no Acre, é uma parte crucial dessa jornada. É uma ferramenta para conscientizar, educar e incitar à ação. Mas é também um chamado à responsabilidade. É um lembrete de que todos nós - governos, organizações da sociedade civil, empresas, comunidades e indivíduos - temos um papel a desempenhar”, disse a Procuradora Camilla Holanda

 

PIT STOP

Na quarta-feira, dia 26 de julho, a Procuradora do Trabalho, Camilla Holanda participou do pit stop organizado pela SEASDpelas ruas do centro de Rio Branco, com distribuição de panfletos e esclarecimentos à sociedadesobre a Semana do Coração Azul. Além de educar a população sobre os riscos do tráfico humano, a Campanha de conscientização busca promover a prevenção e fornecer informações sobre como denunciar casos suspeitos ealertar sobre como combater esse crime e proteger aqueles que são mais vulneráveis a essa violação dos direitos humanos.

Pit stop realizado nas ruas de Rio Branco por diversos representantes de órgãos e entidades. Foto: Pablo Araújo
Pit stop realizado nas ruas de Rio Branco por diversos representantes de órgãos e entidades. Foto: Pablo Araújo

No mesmo dia, a coordenadora regional da CONAETE - Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas também esteve na Rodoviária Internacional de Rio Branco para participar de uma roda de debatecom os funcionários e servidores sobre enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com orientaçõesde como identificar e o passo a passo para denunciar ao MPT.

No estado do Acre, essa campanha é especialmente importante devido à sua localização geográfica próxima a fronteiras internacionais e à diversidade étnica, tornando-o potencialmente vulnerável ao tráfico de pessoas.

A campanha Coração Azul conta com apoio das Nações Unidas, que declarou 30 de julho o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 

 

30 de julho

O dia 30 de julho foi instituído pela Assembleia-Geral da ONU como Dia Mundial de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas. No Brasil, a Lei nº 13.344/2016 estabeleceu, na mesma data, o Dia Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas.

De acordo com a lei, o tráfico de pessoas é uma das formas de violação a direitos humanos e consiste em agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa, mediante coação, abuso, fraude, grave ameaça, violência ou outras formas, com o propósito de: i) explorá-las sexualmente; ii) submetê-las a condições de trabalho análogas às de escravo; iii) remover tecidos, órgãos ou partes do corpo; iv) praticar adoção ilegal; v) submetê-las a qualquer tipo de servidão.

Denúncias de práticas de trabalho análogo à escravidão podem ser realizadas por meio do Disque 100, pelo site do Ministério Público do Trabalho, nas sedes do MPT e pelo aplicativo do MPT Pardal.

 

Ascom MPT/RO e AC - (com informações e fotos da SEASD/Acre)

Imprimir

  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • meio ambiente
  • trabalho escravo
  • trabalho portuario
  • liberdade sindical
  • promocao igualdade
  • trabalho infantil