Com campanha “Agricultor inteligente mantém a criança na Escola” MPT, MP-RO, TRT, SEAS e órgãos parceiros participam da 6ª Rondônia Rural Show
Ação é a primeira do Comitê Gestor de Combate ao Trabalho Infantil criado para identificar casos de trabalho infantil no campo e propor políticas públicas para crianças e adolescente no ambiente rural
Ji-Paraná (26/05/2017) – São deveres da família, da sociedade e do Estado, entre outros, manter a salvo de toda forma de negligência, discriminação, violência, crueldade, opressão e principalmente exploração do trabalho infantil urbano e rural. Em Rondônia os Ministérios Públicos do Estado (MP-RO) e do Trabalho (MPT), a Justiça do Trabalho, e o Governo do Estado, através da SEAS (Secretaria Estadual de Ação Social), estão empenhados em reduzir o trabalho infantil rural. E, em conjunto com órgãos, entidades e instituições parceiras participam da feira de agronegócios 6ª Rondônia Rural Show, promovida pelo Governo do Estado.
A feira teve início na quarta-feira (24), desta semana, em um novo parque de exposições de tecnologia rural construindo para incrementar o agronegócio entre os pequenos produtores rurais. Um stand do Comitê Gestor de Combate ao Trabalho Infantil foi instalado na feira onde servidores do MP-RO, MPT, TRT, SEAS, Emater e outros parceiros desenvolvem ações como distribuição de material informativo e sensibilização de produtores rurais e famílias de agricultores que participam da feira.
Na cerimônia de abertura, os procuradores do Trabalho Marcos G. Cutrim (chefe do MPT em Rondônia e Acre) e Ludmila Pereira Araújo (Coordenadora da Procuradoria do Trabalho em Ji-Paraná) representaram os Ministérios Públicos que integram o Comitê Gestor de Combate ao Trabalho Infantil usando camisetas com a hasteg # Chega de Trabalho Infantil.
A receptividade dessa ação está superando as expectativas, principalmente por ser esta a primeira atuação do Comitê Gestor constituído com a finalidade de identificar os casos de trabalho infantil visando propor políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. A campanha do Comitê tem como tema nesta primeira edição “Agricultor Inteligente mantém a criança na Escola”. O tema foi escolhido em razão do alto índice de evasão escolar no período das safras.
Essa campanha vai se estender até a próxima edição da feira “Rondônia Rural Show” em 2018. As ações do Comitê, porém, vão ser intensificadas através da Emater por meio de capacitação voltadas a produtores rurais e extensionistas. Também ações das Secretarias de Estado da Educação, da Saúde e de Assistência Social em conjunto com os Ministérios Públicos do Trabalho e Estadual e Tribunal Regional do Trabalho.
A feira 6ª Rondônia Rural Show se encerra as 18 horas do sábado (27).
Fonte: MPT/RO-AC /
Comitê Gestor Combate Trabalho Infantil Rural
Assessoria de Comunicação Social (69) 9.9976-8753