Coren-RO, Cofen, MPT e TRT entregarão mais de 20 mil EPI’s para profissionais da saúde de RO

Recursos para compra dos EPIS são oriundos da reversão do pagamento de indenização nos autos da Ação Civil Pública n. 0000148-39.2016.5.14.0002, que tramita na 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho. 

São cerca de 10.080 máscaras PFF2 e 10 mil Face Shield a serem entregues aos profissionais de saúde em 52 municípios rondonienses
São cerca de 10.080 máscaras PFF2 e 10 mil Face Shield a serem entregues aos profissionais de saúde em 52 municípios rondonienses

Porto Velho - RO. Na manhã da última terça-feira (30/06), ocorreu na sede do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), a coletiva para tratar da entrega de mais de 20 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que serão entregues aos profissionais da saúde do estado. A iniciativa é uma parceria firmada entre o Coren-RO, o Conselho Federal de Enfermagem, o Ministério Público do Trabalho (MPT/RO) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RO/AC). Os equipamentos serão distribuídos para os 52 municípios do estado. São cerca de 10.080 máscaras PFF2 e 10 mil Face Shield. 

“O Ministério Público do Trabalho quando soube que o Coren-RO estava realizando entregas de EPIs com verbas do Cofen, viu no conselho um parceiro para viabilizar o projeto do MPT de usar recursos decorrente da sua atuação na Justiça do Trabalho, penalidades e multas aplicadas nas empresas que descumprem a legislação, reverter isso, para os próprios trabalhadores e nesse momento para os profissionais da saúde em geral”, declarou Carlos Alberto Lopes, procurador do MPT/RO, que elogiou o posicionamento do Coren-RO em firmar a parceria para atender todos os profissionais da saúde, não só da enfermagem. 

Para a presidente do Coren-RO, Sílvia Neri, esse é o momento de unir os poderes para proteger quem está na linha de frente contra a pandemia. “Hoje a gente está colhendo os frutos do trabalho e desta parceria, podemos levar para os nossos profissionais da saúde um pouco mais de segurança e tranquilidade que a gente recebe quando sabemos que estamos trabalhando com EPIS de qualidade, pois esse é um outro problema que nós encontramos durante nossas fiscalizações no estado”, afirmou Neri. 

Os recursos da destinação são oriundos do pagamento de indenização nos autos da Ação Civil Pública n. 0000148-39.2016.5.14.0002, em despacho proferido pelo juiz do Trabalho da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Wagson Lindolfo José Filho. 

Estiveram também presentes no evento, presidentes e representantes de entidades de outras áreas da saúde que receberam parte do equipamento. 

50 mil aventais impermeáveis serão os próximos EPIs a serem adquiridos por meio das parcerias Coren-RO, Cofen, MPT e TRT , anunciou o vice-procurador-chefe do MPT na solenidade. Carlos Alberto Lopes de Oliveira
50 mil aventais impermeáveis serão os próximos EPIs a serem adquiridos por meio das parcerias Coren-RO, Cofen, MPT e TRT , anunciou o vice-procurador-chefe do MPT na solenidade. Carlos Alberto Lopes de Oliveira

PARCERIA  

De acordo com o procurador do MPT, Carlos Alberto Lopes, essa é a primeira fase desta parceria que visa beneficiar os trabalhadores da saúde do estado de Rondônia. “Estamos em vias de finalizar a aquisição dos aventais impermeáveis, que é um item difícil de ser adquirido em todo estado e é difícil também de ser encontrado com a qualidade que precisa. Nós selecionamos os fornecedores com o apoio do Coren-RO para que o produto seja de fato de qualidade para proteção dos profissionais”. Garantiu Lopes, detalhando que serão adquiridos 50 mil aventais impermeáveis para todo o estado.

Fonte: COREN | MPT | TRT 

Assessoria de Comunicação 

Imprimir