Semed adere ao Projeto Estratégico “MPT na Escola”

Iniciativa objetiva mobilizar e engajar professores da rede pública do município no combate à exploração do trabalho infantil de crianças e adolescentes, trabalhando essa temática nas salas de aula.

 

Procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Lopes em reunião com secretário Municipal de Educação, César Licório, para expor projeto do MPT
Procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Lopes em reunião com secretário Municipal de Educação, César Licório, para expor projeto do MPT

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho aderiu ao Projeto Estratégico “MPT na Escola”, de iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), que visa ampliar o combate ao trabalho infantil na capital.

A adesão do município ao projeto aconteceu na manhã da última terça-feira (13/11), quando o secretário municipal de Educação, César Licório, esteve reunido com a procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria da Infância, Dra. Dalliana Vilar Lopes.

O encontro, ocorrido na sede do MPT, contou também com a participação da coordenadora do programa de combate ao Trabalho Infantil da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Vanusa Machioli, e da chefe de apoio da Divisão da Educação Básica da Semed, Viviane Barreto.

A procuradora Dalliana Vilar falou da importância da participação da Prefeitura na implantação do projeto que, segundo ela, possui foco especial nos alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. “Essa ação ajudará inclusive para que o município alcance o Selo Unicef”, disse a representante do MPT. Hoje o município conta com 180 turmas de 4º ano e 160 turmas de 5º ano na área urbana e 36 turmas de 4º ano e 31 turmas de 5º ano na área rural.

O secretário designou a chefe de apoio da Semed, Viviane Barreto, para ser a coordenadora do programa que já tem definida a data, 12 de dezembro, para treinamento com os gestores das escolas que se tornarão multiplicadores do projeto. A procuradora informou que a implementação do projeto deve acontecer até abril de 2019. “Queremos na data de 12 de junho fazer a premiação estadual”, afirmou.

O projeto

Os gestores das escolas serão capacitados pelo MPT e terão o compromisso de se tornarem multiplicadores em suas unidades. Com o apoio da Justiça do Trabalho, que vai disponibilizar todo o material didático, esses educadores deverão promover junto aos alunos palestras, ou rodas de conversas e demais tipos de abordagens sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (desenho, música, teatro, conto, poesia etc).

Mais ação

Outro tema do encontro foi uma ação a ser realizada na escola municipal João Afro Ribeiro, localizada na Vila Princesa, no próximo dia 11 de dezembro, pela manhã. Juntos, MPT e Prefeitura, vão se reunir com a comunidade, buscando a participação dos pais de alunos da escola, que sejam catadores de materiais recicláveis, para que se conheçam os problemas que ocorrem na região para posteriores soluções.

 

Comdecom/PMPV/MPTROAC

 

 

Imprimir