MPT em Rondônia e Acre é homenageado pela ABIN
Procurador-Chefe recebeu a outorga Distinção da Inteligência Brasileira da ABIN
Porto Velho/RO (14/12/2016) - Em comemoração aos 17 anos de criação da Agência Brasileira de Inteligência - ABIN e do Sistema Brasileiro de Inteligência – SISBIN e também do 11º aniversário da Superintendência da ABIN no Estado de Rondônia, entidades e autoridades federais e estaduais foram agraciadas com placas de agradecimento e outorga de distinções. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (14). A homenagem foi prestada em reconhecimento ao trabalho realizado na consolidação do Sistema Brasileiro de Inteligência no Estado de Rondônia.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Marcos G. Cutrim, foi uma das três autoridades agraciadas com a outorga Distinção da Inteligência Brasileira. Na solenidade, o Oficial de Inteligência, Valdir Miguel Langbeck Soares, que chefiou a Superintendência da ABIN em Rondônia e deixa o cargo para ser chefe da ABIN no Rio Grande do Sul, lembrou a integração e o trabalho em parceria realizado com o chefe do MPT na região, em particular durante o fenômeno migratório de haitianos, senegaleses e cidadãos de outras 13 nacionalidades que ingressavam no Brasil em busca de abrigo, trabalho e melhores condições de vida, através do Estado do Acre.
Miguel Langbeck destacou o empenho do procurador-chefe Marcos Cutrim em mobilizar o governo brasileiro para acolher refugiados e trabalhadores imigrantes, razão pela qual foi merecedor da outorga que lhe foi conferida. “Embora nossa área de atuação seja Rondônia, como órgão de assessoramento que somos, temos que olhar em nossa volta para os estados com os quais fazemos fronteiras. E foi isso que aconteceu em relação ao Acre, no caso envolvendo os haitianos. Acionados pelo MPT, prontamente iniciamos um trabalho de inteligência de modo articulado e interinstitucional, o qual levo como exemplo de integração e cooperação com outras instituições fora do SISBIN”, disse Langbeck.
Para o procurador-chefe Marcos Cutrim, a homenagem recebida “é um reconhecimento ao empenho de procuradores e servidores do Ministério Público do Trabalho na região que se dedicam às atuações desafiadoras típicas de áreas de fronteira, como foi o caso da imigração haitiana e de outros nacionais africanos e asiáticos, entre os anos 2013 e 2015, e a ABIN nunca se negou a colaborar com o MPT em busca de um resolução do caso”, declarou ao final da solenidade, ao cumprimentar o superintendente Miguel Langbeck e desejar-lhe sucesso em sua nova jornada no Rio Grande do Sul. O oficial de Inteligência esteve no comando da ABIN em Rondônia por um período de três anos e meio.
Na ocasião, o procurador-chefe Marcos Cutrim parabenizou a Oficial de Inteligência Raquel Bonow Oliveira, por assumir a Superintendência da ABIN em Rondônia.
Fonte: MPT-RO/AC
Assessoria de Comunicação Social
(69) 3216-1265 / 99976-8753