MPT participa de ação alusiva ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil em escola no entorno do lixão da Vila Princesa
Crianças receberam kits com material escolar e participaram de oficinas lúdicas orientadas por voluntários mobilizados pela rede de enfrentamento ao trabalho infantil coordenada pelo FEPETI/RO
Porto Velho (RO) - Uma atividade realizada na manhã desta quinta-feira(9) com as crianças que frequentam a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Afro Vieira, na Vila Princesa, localizada no entorno do depósito do lixo coletado na cidade de Porto Velho, marcou mais uma ação coordenada pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil – FEPETI/RO em parceria com órgãos e instituições que integram a rede de combate ao trabalho infantil no Estado.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre foi representado na ação pela Procuradora do Trabalho Aline Riegel Nilson, que participou da distribuição às crianças de um kit contendo caderno, lápis de cor, lapiseira, borracha, cola, apontador, régua e materiais informativos sobre o que é o trabalho infantil. Em seguida, as crianças participaram de oficinas de desenho, de confecção de pipas e outras peças para brincar.
Esta ação foi mais uma realizada como parte da programação de atividades alusivas à semana de conscientização do combate ao trabalho infantil, cujo dia mundial é lembrado no próximo domingo, 12 de junho. Participaram da elaboração e organização os órgãos e entidades que integram a rede de combate ao trabalho infantil em Rondônia, composta pelos Ministérios Públicos do Trabalho (MPT) e do Estado (MP-RO), pelo Tribunal Regional do Tabalho, Secretarias de Ação Social do Estado e do Município de Porto Velho (SEAS e SEMAS), pelo Ministério do Trabalho, pelo CIEE, entre outros.
Ao falar para as crianças, a Procuradora Aline Riegel lembrou que criança tem que estudar e brincar até completar a idade permitida por lei para trabalhar, com todos os seus direitos trabalhistas assegurados. Por fim, ressaltou aos adultos presentes (professores e pessoas da comunidade) que a exploração de qualquer forma do trabalho infantil deve ser denunciada aos órgãos, entidades e ao MPT para serem imediatamente combatidas.
Fonte: MPT /RO e AC
Assessoria de Comunicação Social (69) 3217-1265