• Informe-se
  • Notícias da PRT14
  • MPT reforça ações de inclusão através de TAC firmado com supermercado de Cacoal para adotar medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência

MPT reforça ações de inclusão através de TAC firmado com supermercado de Cacoal para adotar medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência

A empresa se compromete através das medidas impostas no TAC garantir a igualdade de oportunidades para trabalhadores com deficiência.

CACOAL (RO) - Um supermercado localizado no município de Cacoal/RO, firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Rondônia, após identificada a necessidade de adequação ao cumprimento da legislação que garante a cota de contratação de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados pelo INSS. A medida busca assegurar a inclusão desses trabalhadores no mercado de trabalho e promover igualdade de oportunidades, em consonância com os direitos previstos pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU).

O MPT já possuía um Termo de Ajuste de Conduta no Inquérito Civil (IC 000073.2010.14.002/9) com a obrigação da contratação de pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS, obrigação prevista pela Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91). Pelo termo aditivo ao TAC firmado, a empresa, além de cumprir a cota legal, deverá adotar medidas para garantir a acessibilidade plena das pessoas com deficiência no trabalho.

A assinatura do TAC aditivo foi conduzida pelo Procurador do Trabalho Igor Sousa Gonçalves, coordenador regional da Coordenadoria de Combate à Discriminação, Igualdade e Combate ao Assédio (COORDIGUALDADE) do MPT. A COORDIGUALDADE tem a atribuição de promover a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho, combatendo toda forma de discriminação, sobretudo relacionada à deficiência.

 “O MPT, ao firmar este TAC, busca não apenas corrigir a conduta da empresa, mas também sensibilizar o setor privado sobre a importância de promover a inclusão social e a diversidade", afirmou o Procurador.

Adaptações para inclusão e acessibilidade

Como parte do compromisso firmado, o supermercado se comprometeu a implementar adaptações razoáveis em seus espaços, mobiliários, equipamentos, sistemas e métodos de trabalho, a fim de garantir a acessibilidade e a plena participação de pessoas com deficiência e reabilitadas. Além disso, será fornecida tecnologia assistiva e apoio técnico sempre que necessário, para que esses trabalhadores possam exercer suas funções com autonomia e igualdade.

A empresa também terá que garantir que os treinamentos e cursos de capacitação oferecidos sejam acessíveis a todos os tipos de deficiência, além de adaptar os processos de recrutamento e seleção, de modo a não exigir experiência ou escolaridade incompatíveis com as necessidades do cargo. As vagas devem ser divulgadas de forma inclusiva, garantindo que as pessoas com deficiência ou reabilitadas tenham igual acesso a promoções, bonificações e incentivos profissionais.

Campanhas de sensibilização e combate à discriminação

Além das medidas de adaptação física e funcional, o supermercado deverá promover campanhas internas de valorização da diversidade e de combate à discriminação e assédio contra pessoas com deficiência e reabilitadas. A empresa realizará palestras semestrais de sensibilização, com a participação de gestores e funcionários, com prazo estabelecido de até 120 dias.

Penalidades por descumprimento

Caso o supermercado não cumpra as obrigações estabelecidas no TAC, estará sujeito ao pagamento de multas, que podem ser aplicadas por descumprimento das cláusulas acordadas.

Para mais informações sobre o TAC, acesse o https://link.mpt.mp.br/zJVteIe


Fonte: ASCOM - MPT/RO e AC

 

Imprimir