Ação Social na Escola John Kennedy conscientiza sobre trabalho infantil e jovem aprendiz
PORTO VELHO (RO) - No dia 5 de setembro de 2024, acadêmicos do curso de Direito da FIMCA - Centro Universitário Aparício Carvalho realizaram a Ação Social "Seus Direitos na Escola - O conhecimento liberta", voltada para alunos da Escola Estadual John Kennedy, em Porto Velho.
O evento, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), teve como foco conscientizar sobre Trabalho Infantil, Jovem Aprendiz e Primeiro Emprego.
A ação incluiu a distribuição de materiais informativos, como a revista em quadrinhos "A Rotina de um Aprendiz", da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.
Durante o evento, as acadêmicas Karoliny Lenz e Raimunda Raíla abordaram o Trabalho Infantil, enfatizando a necessidade de erradicação dessa prática. Claúdia Aline apresentou o Programa Jovem Aprendiz, destacando seus benefícios, enquanto Cenira Júlia e Mariana Muniz forneceram orientações sobre o Primeiro Emprego e os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Carlos Alberto Lopes de Oliveira, Procurador-Chefe do MPT em Rondônia e Acre, parabenizou a ação e enfatizou que “medidas como estas são necessárias para erradiação do trabalho infantil, com a educação e conscientização acerca do mundo do trabalho e suas normas, como é o caso do aprendiz, e as regras que resguardam a entrada desses adolescentes no mercado de trabalho”.
Os organizadores consideraram o evento uma valiosa oportunidade para ressaltar a importância da prevenção e erradicação do trabalho infantil para os alunos, que também adquirirem conhecimentos essenciais sobre seus direitos no ambiente de trabalho, preparando-os para o futuro.
O projeto envolve 26 acadêmicos e é coordenado pelo professor Jacson da Silva Souza.
ASCOM-MPT/RO-AC