"Campanha #ÁguaParaAVida recebe apoio de novos parceiros dos ministérios, justiça, órgãos federais e entidades de Rondônia"
A campanha tem como objetivo arrecadar água potável para as famílias que vivem ao longo das margens do Rio Madeira e seus afluentes, que enfrentam uma grave seca em 2024.
Rondônia - O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com a colaboração com o Ministério Público do Trabalho (MPT), continua com a campanha #ÁguaParaAVida, que está recebendo o apoio das diversas instituições federais, judiciais e entidades em Rondônia ao longo das duas semanas após o seu lançamento oficial.
A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT/RO-AC), da Seção da Justiça Federal em Rondônia (SJF-RO), da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO).
A campanha tem como objetivo arrecadar água potável para as famílias que vivem ao longo das margens do Rio Madeira e seus afluentes, que enfrentam uma grave seca em 2024. A seca e as queimadas têm causado grandes dificuldades em Rondônia, especialmente nas áreas mais afastadas da capital, Porto Velho.
Como Participar
Para se envolver na ação solidária, a população pode doar água mineral nos seguintes pontos de coleta em Porto Velho, das 7h30 às 15h:
-
Ministério Público do Trabalho (MPT)
-
Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO)
-
Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO)
-
Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT/RO-AC)
-
Ministério Público Federal (MPF)
-
Universidade Federal de Rondônia - Centro (Unir)
-
Seção da Justiça Federal (SJF-RO)
-
Defensoria Pública do Estado de Rondônia
-
Polícia Rodoviária Federal (PRF)
-
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO)
Localidades Beneficiadas
A água arrecadada pelo MAB será distribuída para vinte e duas localidades ao longo do Rio Madeira, incluindo:
-
Aliança
-
Vila do Jacu
-
Bom Será
-
Brasileira
-
Ramal do Jacu
-
Ramal da Castanheira
-
Ilha de Itacuã
-
São Carlos
-
Cavalcante
-
Cuniã
-
São Sebastião
-
São Francisco
-
Teotônio
-
Betel
-
Linha 25
-
Ressaca
-
Ilha Nova
-
Ilha de Assunção
-
Firmeza
-
Gleba Rio Preto
-
Terra Firme 1 e 2
-
Terra Caída
Desafios da Seca
A seca extrema tem afetado profundamente a região. O nível do Rio Madeira caiu para apenas 0,91 metros, o menor nível já registrado. Poços que antes abasteciam as residências estão secando, e a distância entre as casas e a margem do rio aumentou significativamente. Os moradores, que anteriormente se deslocavam de barco, agora são obrigados a caminhar longas distâncias para conseguir água. O cenário, que antes era caracterizado por grandes áreas de água, agora se assemelha a um deserto e se agrava com as queimadas criminosas ocorridas em toda a região, impactando na saúde dos moradores e trabalhadores e trabalhadoras destes locais.
Mais Informações
Para mais detalhes sobre a campanha e como contribuir, acesse:Campanha ÁguaParaAVida - MAB.
Siga a campanha nas redes sociais:
#ÁguaParaAVida #ÁguasParaAVidaNãoParaAMorte