MULHERES PRETAS EM ESPAÇO DE PODER: transformações no Mundo do trabalho
A SEMASF, o MPT RO-AC e órgãos parceiros promovem AGENDA DE VISIBILIDADE para celebrar Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela
RONDÔNIA - Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, na quinta-feira, dia 25 de julho de 2024, a Secretaria de Assistência Social e Família e o Ministério Público do Trabalho Rondônia - Acre, em conjunto com a Escola da Magistratura de Rondônia - EMERON, o Ministério Público de Rondônia - MP-RO, a Defensoria Pública de Rondônia - DPE-RO, o Tribunal Regional Eleitoral - TRE-RO, o Instituto Federal de Rondônia - IFRO, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, e o Comitê da Equidade e Diversidade, promovem nos dias 25 e 26 deste mês, uma Agenda Pública de visibilização da luta de pessoas negras, sobretudo de mulheres pretas retintas para equiparação da força de trabalho negra em espaços públicos e privados, sobretudo, em colocações de poder.
Com o tema: “Mulheres Negras em Espaços de Poder: transformações no mundo do trabalho” a Agenda contempla eventos fixos: com Palestras no Auditório do MPT e Exposições na Emeron e no MPT com visitações mediadas para escolas públicas e particulares..
O evento é aberto ao público em geral, e tem como ênfase os jovens do ensino público e privado com o objetivo de oferecer orientações valiosas e inspiradoras para essa etapa crucial e importante da vida estudantil.
O evento contará com a presença de mulheres negras que ocupam espaços de poderes e saberes. Garantiram presença a Secretária-Geral do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, a juíza Titular da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Adriana Cruz; a Embaixadora de Barbados no Brasil: Tonika Sealy Thompson; a autora do livro "Cadê a Juíza - Travessia de Magistradas Negras no Judiciário Brasileiro”, Raíza Feitosa Gomes, que será a mediadora das duas mesas; a Defensora Pública do Estado de Rondônia, Ada Alves dos Reis Mendes; a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Marcela Regina Stein, a Procuradora do Trabalho do DF e TO, Cecília Amália Cunha Santos; e a Coordenadora do Instituto Esperança Garcia, Andreia Marreiro.
As palestras têm por objetivo fortalecer a autoconfiança, através de histórias inspiradoras e de luta de que é possível conquistar espaços de poder por meio da educação e promover a diversidade e inclusão no mercado de trabalho.
A programação da Agenda Pública de Visibilidade da luta de pessoas negras será composta de duas solenidades públicas, programadas no Auditório do MPT, com a abertura da exposição “Mulheres Negras que Escreveram a História em Porto Velho”, no dia 25, às 9h, seguida da primeira palestra, e no dia 26 com a segunda palestra com as convidadas, às 9h.
Na Escola da Magistratura de Rondônia – EMERON, haverá também o lançamento da Exposição da 1ª Edição do Prêmio “Mulheres Negras que Escreveram História em Porto Velho”, às 14h, do dia 25, com a presença do Ministro Luís Roberto Barroso - Presidente do Supremo Tribunal Federal - STF. O evento terá acesso controlado por medidas de segurança.
Ambas exposições apresentadas na EMERON e no MPT - RO - AC são de autoria do artista Edson Andrade, com a técnica grafismo realismo, e oriundas do Prêmio “Mulheres Negras que Escreveram História em Porto Velho” que é respaldado pelas Leis nº 2.833, de 2021 e nº 2.952, de 2023 que institui e inclui no calendário em âmbito municipal a data de 25 de julho como Dia Municipal da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.
A programação também contará com a “Noite de autógrafos” com a autora do livro: livro "Cadê a Juíza - Travessia de Magistradas Negras no Judiciário Brasileiro” - Raíza Feitosa Gomes, na Livraria Leitura do Porto Velho Shopping.
ASCOM MPT / SEMASF / EMERON