MPT e OIT realizam o Projeto Cozinha&Voz para a formação de duas turmas assistentes de cozinha em Porto Velho/RO
A iniciativa visa a promover acolhimento, inclusão e empregabilidade da população transexual, travesti e mulheres em situação de vulnerabilidade do Estado de Rondônia.
MPT EM RONDÔNIA – Na manhã do dia 20 de julho, segunda-feira, tiveram início as aulas do “Projeto Cozinha & Voz” em Porto Velho/RO. Cerca de 37 pessoas, dentre homens e mulheres transexuais e travestis e mulheres em situação de vulnerabilidade, foram selecionados para participar da iniciativa durante os meses de julho e agosto. Além do curso de assistente de cozinha a ser ministrado pelo SENAC/RO, serão oferecidas oficinas de poesia, rodas de conversa e palestras.
Para dar início aos encontros, foi realizada, por meio da Casa Poema e das poetisas e atrizes Geovana Pires e Luiza Cassano, uma oficina de poesia falada – cujo encerramento se deu com um recital no dia 26 (sexta-feira).
O projeto, fruto de parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), objetiva promover a formação profissional e inserção no mercado de trabalho de pessoas travestis e transexuais. A empregabilidade da população trans é uma das prioridades do MPT, que promove esforços por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Combate à Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
Em Porto Velho/RO, a iniciativa conta também com o apoio das ONGs COMUNIDADE CIDADÃ LIVRE (COMCIL) e FILHAS DO BOTO NUNCA MAIS.
O Procurador do Trabalho e Coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho – COORDIGUALDADE, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, ao participar do recital de poesia, ressaltou a importância do projeto, tanto para a promoção da transformação pessoal por meio da poesia, como para possibilitar o acesso ao mercado de trabalho em condições justas.
Projeto “Cozinha e Voz - Empregabilidade Trans”
O projeto nasceu no MPT em São Paulo, onde já foram realizadas duas edições. Na capital paulista, o programa do curso de assistente de cozinha foi elaborado pela chef de cozinha e empresária Paola Carosella, juntamente com o Grupo Educacional Hotec. A primeira versão foi capaz de incluir 70% dos alunos no mercado de trabalho.
ASCOM-MPT-RO/AC