Policiamento de Trânsito de Porto Velho vai utilizar modernos Etilômetros doados por intervenção do MPT
A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito de Porto Velho/RO, comandada pelo Major Cristiano Silva Lisboa, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 30, o primeiro de um conjunto de sete etilômetros do tipo Alco-sensor IV, um dos mais modernos da atualidade, para captar com exatidão níveis de álcool por meio da respiração de condutores de veículos.
Os instrumentos estão sendo adquiridos com recursos oriundos da conversão do pagamento de multa aplicada ao Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Urbano e com Característica de Metropolitano de Passageiros do Estado de Rondônia – SITETUPERON, nos autos do Dissídio Coletivo de Greve 001369-34.2011.5.14.0000.
A destinação dos recursos para a compra dos instrumentos foi proposta pelo Procurador do Trabalho Fabrício Gonçalves de Oliveira, que é chefe substituto da Procuradoria Regional do Trabalho na 14ª Região, constituída pelos Estados de Rondônia e Acre, após tomar conhecimento da carência de equipamentos dessa natureza para que os policiais de trânsito de Porto Velho pudessem cumprir as normas e regulamentos nas abordagens realizadas aos populares nas Operações “Lei Seca”.
Com os policiais reunidos no auditório da Cia Independente de Policiamento de Trânsito, o Major Lisboa apresentou ao Procurador do Trabalho Fabrício Oliveira um exemplar do Etilômetro, tendo, na ocasião, sido feita uma demonstração da utilização do instrumento, com o procurador se dispondo a fazer o teste de demonstração, recebendo, no mesmo instante, o comprovante impresso com o resultado da aferição.
O Etilômetro Alco-Sensor IV, além de aprovação das autoridades nacionais de trânsito brasileiras é também aprovado por autoridades do departamento de trânsito dos Estados Unidos da América. O equipamento dá resposta eletrônica precisa quanto à concentração de álcool no ar expirado na amostra captada, garantindo exatidão e precisão.
Portátil, o Etilômetro pode ser operado com bateria alcalina de 9v, com capacidade de realizar até 400 testes por bateria, de acordo com o fabricante, podendo utilizar baterias recarregáveis ou carregador bivolt (110/220). Pode armazenar na memória até 1.025 resultados de testes.
Com os novos instrumentos, as equipes de Operação “Lei Seca” da Cia Independente de Policiamento de Trânsito de Porto Velho vão poder agilizar as abordagens, reduzindo o tempo de espera dos condutores de veículos, o que não é possível ser feito na atualidade, devido a Companhia dispor de quantidade insuficiente de aparelhos, tendo que recorrer a empréstimos de unidades policiais, inclusive do vizinho Estado do Acre, de acordo com o comandante Lisboa e o Tenente Afonso.
Fonte: MPT/RO
Ministério Público do Trabalho em Rondônia
Informações: Assessoria de Comunicação Social
(69) 3216-1265 / E-mail: prt14.ascom@mpt.gov.br