Ministério Público do Trabalho marca presença em 7ª Edição da Festa Camponesa, em Jaru (RO)

Procuradora do Trabalho Camilla Holanda compôs a mesa de debate sobre a Análise Conjuntura na região Amazônica

 

JARU (RO) - Aconteceu no último final de semana, entre os dias 14 e 16 de julho na cidade de Jaru, a Sétima Edição da Festa Camponesa. O evento é uma realização dos movimentos sociais da Via Campesina em Rondônia com a participação ativa de vários movimentos populares e representantes do poder público, e teve como tema “Democracia e esperançar: produzindo alimentos saudáveis e justiça social na Amazônia”.

No primeiro dia do evento, sexta-feira, foi realizado um debate sobre a Análise de Conjuntura política, econômica, cultural e social, na região amazônica. Compuseram a mesa do debate a Procuradora do Trabalho Camilla Holanda Mendes da Rocha, Claudinei Santos, representante do Movimento dos Trabalhadores sem Terra em Rondônia, Ricardo Gilson, professor de Geografia da UNIR e a Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marina Lima.

Procuradora do Trabalho Camilla Holanda em debate sobre Análise Conjuntura na região Amazônica
Procuradora do Trabalho Camilla Holanda em debate sobre Análise Conjuntura na região Amazônica

Durante sua fala, a Procuradora destacou a relevância do evento para a região e a importância de que instituições públicas se façam presentes para ouvir as demandas dos movimentos sociais. “O Ministério Público do Trabalho está aqui para, sobretudo, escutar os anseios e problemas enfrentados pelos pequenos agricultores e integrantes dos movimentos sociais agrários. O MPT se soma aos movimentos sociais na defesa da vida e dos direitos dos trabalhadores do campo, e principalmente no combate à morte de trabalhadores em Rondônia”, ressaltou a Procuradora.

Também foram entregues materiais informativos sobre os canais de denúncia no MPT em Rondônia e Acre, além de cartilhas sobre trabalho infantil, agrotóxicos e direitos trabalhistas para o todo o público do evento.

FESTA CAMPONESA

Há mais de dez anos, com periodicidade bienal, os movimentos sociais da Via Campesina realizam a Festa Camponesa em Rondônia. O objetivo é anunciar para toda a sociedade que um outro modelo de produção é possível, respeitando a natureza, as relações de trabalho, oferecendo alimentos saudáveis e sem agrotóxicos para toda a classe trabalhadora.

A primeira edição da Festa Camponesa ocorreu em 2009, no município de Ouro Preto (RO). Em sua sétima edição, a atividade envolveu cerca de 450 famílias assentadas vinculadas à Via Campesina (CPT, IPER, MAB, MPA e MST) em todo estado. Além de Rondônia, delegações do Mato Grosso, Amazonas e da Bolívia participam do evento.

Depois das atividades de formação e mobilização realizadas nos dois primeiros dias (14 e 15), o encerramento da festa ocorreu com a realização do já tradicional Café Camponês.

Acesse aqui o link para assistir ao vídeo sobre a abertura do evento - https://link.mpt.mp.br/79VHunC

ASCOM – MPT/RO E AC (com informações de REC/Unir e Janelson Ferreira)

Imprimir