• Informe-se
  • Notícias da PRT14
  • Termo de Ajuste de Conduta estabelece data limite de pagamento pelos serviços prestados em concurso da Secretaria de Educação do Estado do Acre

Termo de Ajuste de Conduta estabelece data limite de pagamento pelos serviços prestados em concurso da Secretaria de Educação do Estado do Acre

RIO BRANCO (AC) - Em audiência virtual presidida pelo procurador do Trabalho no Acre Antônio Bernardo Santos Pereira, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE firmou Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Acre, no qual assumiu, dentre outras, a obrigação de regularizar o pagamento dos trabalhadores que prestaram serviços para o Instituto em concurso da Secretaria de Estado do Acre de Educação, até o dia 31 de agosto deste ano de 2021. O pagamento deve ser corrigido monetariamente pelo IPCA desde a época da prestação de serviços.

 

Na audiência virtual a representante do IBADE informou que trabalhadores no Acre terão os débitos quitados
Na audiência virtual a representante do IBADE informou que trabalhadores no Acre terão os débitos quitados

Na audiência, a representante do Instituto, advogada Georgia de Vasconcelos, alegou que a demora no pagamento aos prestadores de serviço no Acre foi motivada por atraso no recebimento de recursos da Secretaria de Educação do Estado, mas que, em até 60 dias, o IBADE quitará os débitos que tem com os trabalhadores.

Abrangência nacional - As obrigações pactuadas no termo firmado pelo IBADE perante o MPT têm abrangência nacional e se aplicam em todos os estabelecimentos do Instituto no país. Consta também no Termo de Ajuste de Conduta(TAC) a obrigação do Instituto efetuar pagamento de trabalhadores que lhe prestar serviços, no mais tardar, até o trigésimo (30º) dia após a prestação, com a respectiva emissão de recibo do pagamento. Essa obrigação passa a ser válida a partir dos próximos concursos que o Instituto organizar.

No termo consta ainda que o Instituto fica sujeito a pagar multa no importe de R$ 10 mil reais por cláusula que deixar de cumprir, contabilizada cumulativamente em cada oportunidade fiscalizatória. (IC 000034.2021.14.001/0). 

Para o fim de divulgação do Termo de Compromisso firmado, o Instituto se obrigou a divulgar o TAC em seu site na internet.(https://www.ibade.org.br/).


Fonte: MPT/ Procuradoria do Trabalho no Município de Rio Branco/AC

Imprimir