Ecoliga celebra mês do Meio Ambiente com presença do MPT na abertura
Foi iniciada ontem, 1° de junho, uma programação especial dedicada às datas comemorativas do mês de junho voltadas ao meio ambiente. Todas as atividades da programação são gratuitas, abertas ao público em geral, certificadas e transmitidas ao vivo pelo Canal da Emeron no Youtube.
O mês de junho reúne a Semana Nacional do Meio Ambiente, realizada na primeira semana do mês, o “Dia Nacional da Educação Ambiental”, no dia 3; e o "Dia Mundial do Meio Ambiente", no dia 5. Ambas as datas visam promover a importância da conscientização social nas questões ambientais e o engajamento da sociedade para a sensibilização sobre o assunto.
A mesa virtual de abertura do Seminário contou com a participação da Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região - Rondônia e Acre e Desembargadora - Maria Cesarineide de Sousa Lima, também estava presente o Vice-Procurador Chefe do MPT na 14ª - Rondônia e Acre Região - Carlos Alberto Lopes de Oliveira, o Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - Guilherme Ribeiro Baldan e o Promotor de Justiça e Coordenador do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico) do Ministério Público do Estado de Rondônia - Pablo Hernandez Viscardi.
Em sua fala, o procurador do trabalho Carlos Alberto Lopes ressaltou que nunca foi tão necessário falar de cooperação, sustentabilidade e boas práticas em relação ao Meio Ambiente. "Essa junção de esforços entre órgãos públicos, que marca os trabalhos da Ecoliga, é a única forma eficiente e responsável na hora de encarar esses temas", conclui o procurador.
Este ano, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia do Meio Ambiente, é a restauração dos ecossistemas. Outras duas datas também fazem parte das celebrações: o Dia Mundial dos Oceanos (8) e o Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação (17) que chamam a atenção para as mudanças climáticas que afetam diretamente os ecossistemas terrestres.
I Seminário de Sustentabilidade da Ecoliga
Em parceria com a Ecoliga-Rondônia, a rede de cooperação e colaboração entre órgãos públicos, como o MPT, TRT e MP do Estado de Rondônia e a Emeron, promove em todas as terças-feiras de junho (1, 8, 15, 22 e 29) o I Seminário de Sustentabilidade da Ecoliga. O seminário tem como intuito integrar a Administração Pública ao promover a abertura efetiva de diálogos interinstitucionais, compartilhar conhecimentos e fomentar a movimentação sinérgica, em rede, da sustentabilidade no âmbito de Rondônia. Nos cinco encontros, temas como agenda ambiental na administração pública, acessibilidade e inclusão, sustentabilidade como instrumento de eficiência e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão debatidos por membros das instituições que compõem a Ecoliga e especialistas nacionais, com ampla experiência no assunto.
O I Seminário de Sustentabilidade da ECOLIGA é gratuito e voltado à toda a sociedade. Diante da pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado de forma virtual com transmissão ao vivo pelo Canal da Emeron no Youtube, sempre às 10h (RO) com certificação de 2 horas-aula para cada encontro, totalizando 10 h/a. As inscrições para o evento serão realizadas durante as transmissões.
Encerrando o evento, no dia 29 de junho será realizada cerimônia oficial de entrada da Emeron na Ecoliga, ampliando os esforços da Escola para uma atuação mais sustentável e sua colaboração para a transformação do planeta.
Link para a abertura do Evento: https://link.mpt.mp.br/cC0pypH
Assista aos próximos encontros do Seminário em: https://link.mpt.mp.br/bYxRx50
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A programação do mês dialoga com seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): 4: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; 13: Ação contra a Mudança Global do Clima; 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições responsáveis e inclusivas em todos os níveis e 17: Parcerias e Meios de Implementação, fortalecendo e revitalizando a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron e ASCOM - PRT14