UNOPS, Justiça e Ministério Público do Trabalho entregam luvas para hospital em Rondônia

O UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras e gestão de projetos, comprou 16 mil pares de luvas para o Hospital Regional de Cacoal, em Rondônia. A compra foi realizada com recursos do projeto de conversão de multas destinadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e no Acre e aplicadas pela Justiça do Trabalho. A doação deve beneficiar diretamente mais de 1.300 servidores e servidoras públicos que atuam nas duas unidades do hospital.

 

UNOPS comprou milhares de luvas para hospital em Cacoal, Rondônia  Foto | Hospital Regional de Cacoal
UNOPS comprou milhares de luvas para hospital em Cacoal, Rondônia Foto | Hospital Regional de Cacoal

A 480 quilômetros da capital, Porto Velho, o hospital é referência no atendimento de média e alta complexidade nas regiões do Café, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Cone Sul, atendendo a mais de 800 mil habitantes. Além disso, é referência para os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 considerados graves, que necessitam de internação em enfermaria ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A diretora geral do Hospital Regional de Cacoal, Elizângela Lopes Soares da Silva, explicou que a pandemia de COVID-19 aumentou a demanda por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no hospital e em todo o mundo, o que dificultou o acesso a estes itens. Ela diz que a doação contribui para “a garantia do estoque, evitando qualquer ocorrência de exposição pela falta de EPIs aos servidores e pacientes”.

“O Ministério Público do Trabalho prioriza a saúde e segurança dos profissionais da saúde, trabalhadores que, juntamente a tantos outros, estão na linha de frente no combate à pandemia de COVID-19”, afirmou a procuradora do Trabalho de Ji-Paraná, Marina Silva Tramonte. Segundo ela, esta é a razão pelo qual o MPT buscou fazer destinações de valores à aquisição de equipamentos de proteção a esses profissionais, em parceria com UNOPS e o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.

A diretora e representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, disse que a parceria UNOPS e MPT já comprou mais de 3 milhões de EPIs, além de 150 equipamentos médicos como ventiladores pulmonares, monitores, ultrassons e cardioversores para hospitais durante a pandemia.

“Nosso trabalho é comprar bens para melhorar a vidas das pessoas e, com o MPT, buscamos proteger profissionais de saúde que são essenciais para a resposta à pandemia”

Claudia Valenzuela, representante do UNOPS no Brasil

Fonte: UNOPS

Imprimir