MPT promove em Porto Velho diálogo sobre inclusão na universidade e empregabilidade de jovens negros e negras em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) o MPT veiculará o documentário “Quadro Negro” e promoverá roda de diálogo com a comunidade acadêmica
RONDÔNIA – A promoção do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado dia 21 de março, este ano contará com a veiculação em Porto Velho do filme “Quadro Negro – um documentário de Bruno F. Duarte, Silvana Bahia e da juventude preta que reinventou o cotidiano das universidades brasileiras”.
Produzido pela FLUP (Festa Literária das Periferias), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), “Quadro Negro” é o primeiro documentário sobre as ações afirmativas, política implementada a partir dos anos 2003-2004, que possibilitou o acesso de jovens negros e negras às universidades brasileiras. É uma conversa entre 16 personagens reais, cujo ponto de partida é um poético passeio pela cidade do Rio de Janeiro. Tais imagens iniciais revelam o quão distantes as classes populares estavam das instituições de ensino superior, especialmente as públicas, até o advento das cotas raciais. "Eu nem sabia onde ficava a universidade", revela Marcele Decothé, hoje analista de conteúdo na DanceByte, enquanto a câmera mostra uma cidade movimentada de moto-táxis, igrejas, borracheiros, lava-jatos e faixas de favela. O passeio da câmera termina na UERJ, primeira universidade pública a aderir às ações afirmativas.
Na Universidade Federal de Rondônia, a projeção do documentário ocorrerá no dia 19 de março, quinta-feira, às 15 horas, no auditório da DIRED – Diretoria de Educação à Distância – Campus de Porto Velho, localizado na BR 364, Km 9,5. Inscrições para participação podem ser feitas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - sigaa.unir.br .
São convidados e esperados para o evento não só os universitários, mas também os professores, estudantes do ensino médio, do ensino técnico e a comunidade em geral.
O debate sobre a abordagem do documentário contará com procurador do Trabalho Carlos Alberto Lopes de Oliveira, titular em Rondônia e Acre da Coordenadoria do MPT de Promoção à Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), dos docentes da UNIR, Marcele Pereira, Sérgio Luiz de Souza e Rosangela Hilário e de Wilson Guilherme Dias (acadêmico em Direito).
A parceria de instituições de ensino com as ações ministeriais e seus desdobramentos mostram-se fundamentais para a concretização dos direitos ao acesso ao ensino superior, no enfrentamento ao racismo estrutural e à igualdade de oportunidades no trabalho, destaca o procurador do Trabalho Carlos Alberto Lopes de Oliveira titular em Rondônia e Acre da Coordigualdade.
ASCOM/MPT-RO/AC
Siga o MPT nas mídias sociais:
https://www.facebook.com/mptroac/
https://twitter.com/MPTROAC