MPT em Rondônia e Acre destina recursos para a execução de projetos selecionados em edital do Projeto Uirapuru e já tem resultados
Seis Projetos já foram contempleados. Um deles é o Projeto Mãos de João - Reabilitando Vidas - que beneficia pessoas que sofreram amputação e que recebem próteses para se readaptarem as rotinas comuns do dia a dia
RONDÔNIA - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre destinou os recursos para a execução de projetos selecionados pelo edital do Projeto Uirapuru e já conta com resultados. O edital foi publicado em julho deste ano como parte da cooperação realizada com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), com foco na promoção de melhorias sociais. As instituições públicas e as instituições sem fins lucrativos que receberam as destinações fazem parte do Banco de Projetos criado para este fim.
De acordo com a procuradora-chefe do MPT em Rondônia e Acre, Camilla Holanda Mendes da Rocha, foram destinados recursos para se iniciar as atividades e o restante será encaminhado ao longo do ano, desde que as organizações apresentem resultados e prestem contas da execução. Além disso, outras organizações que integram o banco também receberão recursos de acordo com a disponibilidade destes. Ela explica ainda que os recursos destinados são resultado do trabalho de fiscalização da legislação trabalhista realizado pelo MPT.
Resultados - Seis Projetos selecionados já foram contemplados. Um deles é o Projeto Mãos de João - Reabilitando Vidas, do Hospital Santa Marcelina, que iniciou o atendimento de oito (8) pacientes que serão beneficiados com próteses confecionadas com os recursos recebidos, sendo que três deles já receberam quatro procedimentos. O projeto do Hospital Santa Marcelina objetiva proporcionar a reabilitação de pessoas com deficiência, que sofreram amputação das mãos.
Outro Projeto é o da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em Porto Velho (RO), que iniciou o curso de qualificação profissional mecânico de refrigeração e climatização industrial para seus recuperandos e que das 27 vagas oferecidas, 20 são financiadas pelo Projeto Uirapuru. Um dos alunos, Alexandre Lopes da Silva, explica que com o curso pretende ampliar sua qualificação profissional para se reinserir no mercado de trabalho.
Lista de organizações e respectivos projetos que receberam os recursos do Uirapuru
Penitenciária Regional Dr. Agenor Martins de Carvalho (SEJUS ) - Projeto Educar para Libertar
Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-paraná (CASE) - Dê um Livro para uma Nova História
Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) - Curso de Qualificação Profissional Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial
Hospital Santa Marcelina - Mãos de João — Reabilitando Vidas
Associação Beneficente Escola Para Vida - Missão de Amor
Associacao Beneficente de Assistência Médica e Social às Populações Ribeirinhas do Vale do Guaporé e Mamoré da Amazônia Ocidental (ASBAMGUAMA) - Aprender a Empreender
Projeto Uirapuru. Conheça. Uirapuru é um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) que trabalha na promoção de melhorias sociais a partir da atividade de fiscalização da legislação trabalhista.
O projeto tem como objetivo contribuir para que as ações realizadas por órgãos da administração pública e entidades do terceiro setor estejam alinhadas aos objetivos estratégicos do Ministério Público do Trabalho e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, compromisso firmado pelos países para promover a vida digna para todos. Também busca a sistematização e transparência destas destinações de recursos, além do monitoramento dos resultados dos projetos apoiados.
Siga o MPT em Rondônia e Acre nas mídias sociais: https://www.facebook.com/mptroac/ e https://twitter.com/MPTROAC