“Ministério Público e Ciências Sociais: novos horizontes em Rondônia” em debate
Diálogo acadêmico-científico reuniu docentes das disciplinas de estágio curricular e representantes dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e do Estado na Universidade Federal de Rondônia
PORTO VELHO - Uma mesa-redonda organizada pelo Departamento de Ciências Sociais (CDS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) reuniu no Campus da Universidade representantes dos Ministérios Públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado (MPRO) e docentes das disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório para tratar sobre o tema “Ministério Público e Ciências Sociais: novos horizontes em Rondônia” .
Para os debates foram convidados o Procurador do Trabalho Élcio de Sousa Araújo (MPT), Gisele Dias de O. Bleggi cunha (MPF) e Marcelo Lima de Oliveira(MP-RO). Como debatedores, a mesa foi composta pelos professores e professora doutores Arneide Bandeira Cemin, Gills Vilar Lopes e Vinícius Valentin Raduan Miguel.
Realizado no Auditório Claudemir Catiari, na sexta-feira (13/09/2019), das 16 às 18 horas, a mesa-redonda teve por objetivo realizar um diálogo acadêmico-científico das Ciências Sociais com os ramos do Ministério Público (MP) , bem como buscar pontos em comum tanto nas pesquisas sociais quanto nas atuações do Parquet em Rondônia , envolvendo temas como comunidades tradicionais, demarcação de terras, impactos das hidrelétricas, educação, meio ambiente e trabalho foram os objetivos propostos pelos organizadores da mesa-redonda.
Na dinâmica dos diálogos, os representantes dos órgãos convidados apresentaram, cada um, suas instituições, explicando sobre suas atribuições e áreas de atuação no Estado Rondoniense e enquanto os docentes disseram como a Universidade Federal de Rondônia forma seus Cientistas Sociais, qual o perfil desses profissionais entregues ao mercado de trabalho e quais as áreas em que discentes e docentes de Ciências Sociais realizam pesquisa e extensão em Rondônia.
Para o procurador do Trabalho Élcio de Sousa, “a mesa-redonda foi mais uma oportunidade de aproximação do Ministério Público do Trabalho com o ambiente acadêmico e também de falar para estudantes e professores como atuam os membros do MPT na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, como determina a Constituição Federal da República brasileira”.
Fonte: MPT- RO e AC
(com informações do DCS/Departamento de Ciências Sociais (UNIR).