Começa no Acre capacitação gratuita em elaboração de projetos que MPT e UNOPS promovem

Atividade faz parte de projeto Uirapuru, uma parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) que tem por objetivo promover melhorias sociais

 

Atividade foi realizada por representantes do Escritório da ONU que estiveram na capital do Acre pela primeira vez
Atividade foi realizada por representantes do Escritório da ONU que estiveram na capital do Acre pela primeira vez

MPT NO ACRE – Teve início segunda-feira (22), na Procuradoria do Trabalho em Rio Branco, Acre, a capacitação gratuita em elaboração de projetos que o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) oferecem para instituições públicas e instituições sem fins lucrativos.

A atividade gratuita foi realizada por Representantes do organismo da ONU que estiveram na capital do Acre pela primeira vez para apoiar as organizações na elaboração de projetos que atendam os critérios exigidos no edital aberto pelo MPT para criação de um Banco de Projetos visando a destinação de recursos. Mais informações estão disponíveis no site http://www.prt14.mpt.mp.br/info/uirapuru .

Estiveram presentes representantes cerca de 31 instituições do estado e a equipe do MPT em Rio Branco. Ao longo da formação, foram tratados temas como captação de recursos, elaboração de projetos, e o edital aberto pelo MPT. De acordo com Joana Miraglia, especialista do UNOPS que facilitou o curso, as pessoas participaram ativamente, demonstrando seu interesse pelo tema.

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Camilla Holanda Mendes da Rocha, em sua fala de abertura, lembrou que o edital existe com o objetivo de buscar soluções para os problemas mais graves existentes no mundo do trabalho. “A capacitação que ocorreu hoje também busca despertar nas entidades a importância de monitorar os resultados dos projetos e dimensionar o impacto da transformação social”, finalizou a procuradora.

A representante da Cáritas, Auriete Brasil, ressaltou seu interesse pelo tema apresentado sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Ela observou a interface entre o trabalho realizado pela instituição em que atua e o compromisso firmado pelos países para promover a vida digna para todos. “Tem tudo a ver com o que a gente”, resumiu ela.

Edital

O Edital para Cadastro de Entidades e Projetos tem como objetivo criar um Banco de Projetos pré-qualificados de órgãos públicos e organizações sem fins lucrativos para destinação de recursos originários da atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre.

As organizações interessadas em integrar o Cadastro de Entidades e Projetos devem se cadastrar e enviar uma proposta de projeto, conforme disposto no Edital, até 1º de agosto. Mais informações:

Projeto Uirapuru

Uirapuru é um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) que trabalha na promoção de melhorias sociais a partir da atividade de fiscalização da legislação trabalhista.

O projeto tem como objetivo contribuir para que as ações realizadas por órgãos da administração pública e entidades do terceiro setor estejam alinhadas aos objetivos estratégicos do Ministério Público do Trabalho e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, compromisso firmado pelos países para promover a vida digna para todos. Também busca a sistematização e transparência destas destinações de recursos, além do monitoramento dos resultados dos projetos apoiados. As ações aqui descritas são desenvolvidas no âmbito do Projeto Uirapuru.

(texto e fotos de Lívia Alen)

Cerca de 31 instituições do estado e a equipe do MPT em Rio Branco participaram da capacitação realizada no auditório da sede do MPT no Acre

ASCOM-MPT-RO/AC

Siga-nos nas mídias sociais:  https://www.facebook.com/mptroac/?ref=bookmarks e https://twitter.com/MPTROAC

Imprimir