Capacitação Selo Unicef: MPT defende empoderamento de adolescentes e demais atores envolvidos

Evento realizado em Porto Velho teve por objetivo oportunizar aos participantes conhecer e aprender a trabalhar com a plataforma digital “Crescendo Juntos”

 

Adolescentes de 52 Municípios do Estado estiveram participando do evento
Adolescentes de 52 Municípios do Estado estiveram participando do evento

Entre as autoridades presentes ao evento estavam representantes de instituições envolvidas com os direitos da infância e juventude
Entre as autoridades presentes ao evento estavam representantes de instituições envolvidas com os direitos da infância e juventude

Porto Velho (28/08/2018) - Encontro de Capacitação do Selo Unicef, realizado em Porto Velho, é prestigiado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre, que foi representado pela procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Lopes, titular da Coordinfância em Rondônia. O evento faz parte do compromisso firmado entre o Governo do Estado de Rondônia e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2017 e foi aberto no último dia 21 de agosto.

Cerca de 150 pessoas, entre articuladores, mobilizadores e adolescentes de cada um dos 52 municípios rondonienses que aderiram à proposta da Unicef de adotar políticas públicas que priorizem as crianças e adolescentes, além das autoridades de instituições envolvidas com os direitos da Infância e Juventude, Assistência Social, Educação e Saúde, participaram da solenidade de abertura do Encontro.

Como destacou em sua fala, na solenidade, a procuradora Dalliana Vilar Lopes, coordenadora da Coordinfância do MPT, “o Selo Unicef é uma iniciativa voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Convenção Internacional sobre os direitos da Criança”.

“Temos na defesa dos direitos da criança e do adolescente um dos nortes mais fortes na atuação do Ministério Público. Há necessidade de todos nós, inclusive enquanto cidadãos, buscarmos a concretização dos direitos das crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa nação. É preciso empoderar todos os atores envolvidos, com destaque para os adolescentes, para que vivenciem o protagonismo juvenil em espaços como o Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil (CEAPETI) – formado em Rondônia no início deste mês, com apoio do MPT - e os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA), que são objeto deste 2º ciclo de capacitação do selo Unicef”.

Procuradora Dalliana Vilar Lopes coordena a Coordinfância do MPT em Rondônia
Procuradora Dalliana Vilar Lopes coordena a Coordinfância do MPT em Rondônia

A Procuradora defendeu, ao final, que “é preciso empoderar os adolescentes para que estes, como centro das atenções, possam somar com os demais agentes envolvidos na causa e, desta forma, garantir que todas as violações possam ser afastadas de nosso Estado de Rondônia”, declarou, parabenizando o Governo do Estado, representado pelo Governador Daniel Pereira, por abraçar a causa, e a primeira dama Ester Pereira, que coordena no Estado as ações do Selo Unicef.

Plataforma Digital
Este ciclo de capacitação iniciado em 21/08/2018 tem por objetivo oportunizar aos representantes dos 52 municípios comprometidos com o Selo Unicef no Estado de Rondônia conhecer e aprender a trabalhar com a plataforma digital “Crescendo Juntos”, onde serão inseridas as informações, os dados levantados em cada município e os documentos que comprovem a execução das ações previstas, como o combate à evasão escolar, desnutrição e acesso à cidadania, destacou a coordenadora estadual Ester Pereira.  “Tudo será avaliado ao final do triênio, em 2020, e o que vamos aprender nestes dois dias de capacitação deve fortalecer as nossas ações e facilitar para os municípios quanto à alimentação das informações”, disse a primeira dama do Estado.

Rondônia tem por desafio constar, até 2020, com base nos dados que vai alimentar a plataforma “Crescendo Juntos”, melhorias nos indicadores de saúde, educação, assistência social e qualidade de vida de crianças e adolescentes. Esta é a terceira edição do Selo Unicef e todos os indicadores estabelecidos, segundo a articuladora estadual, Márcia Trajano, já são prioridades de todos os municípios.

Selo Unicef. Compromisso. Como funciona? “O Estado dá apoio aos municípios para que as ações sejam executadas. Esta é a quarta etapa desta edição: na primeira tivemos a adesão; na segunda, o primeiro ciclo de capacitação destino especificamente para apresentação da metodologia do Selo; na terceira etapa aconteceram os fóruns comunitários com a montagem do plano de ação por parte dos municípios, e, agora, com o segundo ciclo de capacitação, com destaque para os adolescentes. A plataforma é nova e é uma parceria entre a Unicef e a Google. Por isso a necessidade de capacitar esses adolescentes, mobilizadores e articuladores para o manuseio e alimentação das informações”, explicou Márcia Trajano.

Fonte: MPT-RO/AC
(Texto: ASCOM-MPT / com informações da Secom/Governo de Rondônia)

Imprimir