MPT recebe o Grau Grande Oficial da Ordem da Estrela do Acre no 55º Aniversário do Estado
Procurador-Chefe representou a instituição na solenidade de troca da Bandeira e na outorga das honrarias
Rio Branco – Acre, 15.junho.2017.
Em comemoração à data que marca os 55 anos de elevação do Acre à categoria de Estado, o governador Tião Viana e a vice-governadora Nazareth Araújo, em conjunto com as forças militares da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, realizaram a cerimônia cívico-militar de troca da bandeira na tarde de ontem, 15, no Calçadão da Gameleira, 2º Distrito da capital.
Na oportunidade, o governador, que é Grão-Mestre da Ordem da Estrela do Acre, e a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, chanceler da referida ordem fizeram a outorga da medalha da Ordem da Estrela do Acre no Grau Grande Oficial ao Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, na pessoa do Procurador-Chefe, Marcos Gomes Cutrim. Trata-se da maior honraria que instituições e pessoas físicas podem receber do Estado do Acre.
A Ordem da Estrela do Acre é conferida a pessoas e instituições que, por sua contribuição ao Estado ou mérito excepcional, tornaram-se dignas do reconhecimento do povo acreano.
Ao todo, 18 pessoas receberam a concessão da Ordem da Estrela do Acre, em cinco categorias: Grau Grã-Cruz, que será atribuído ao primeiro governador eleito do Acre, José Augusto de Araújo (em memória), Grau Grande Oficial, Grau Comendador, Grau Oficial e Grau Cavaleiro. Entre as autoridades que receberam as demais honrarias, estão representantes dos tribunais de Justiça e de Contas, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Universidade Federal do Acre, entre outros.
De acordo com o Procurador-Chefe, Marcos G. Cutrim, “o MPT recebe tamanha honraria com muita alegria, gratidão e humildade, em nome de todos os membros e servidores da instituição no Estado do Acre e Rondônia. Particularmente, foi uma grande honra representar a instituição em uma data tão festiva – 55 anos da elevação do Acre a Estado – e no lugar onde vivi minha infância e minha juventude, dos 07 aos 22 anos de idade, praticamente no quintal de minha casa, na Gameleira. Estamos todos felizes por saber que o MPT entrou para os livros de História do Acre com a outorga da Ordem da Estrela à nossa instituição”.
Em seu discurso, da tribuna do dispositivo de honra, Cutrim ressaltou ao Governador Tião Viana que está na torcida para que o Acre receba, no ano 2018, o Hospital de Câncer de Barretos, no 2º Distrito da capital Rio Branco, cuja construção foi iniciada neste semestre, devido a acordo judicial firmado entre o MPT, o Estado do Acre, a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Estado, que atenderá todos aqueles que precisarem de tratamento digno e de qualidade no combate ao câncer.
A história
Antes Território, o Acre foi elevado à condição de Estado em 1962, quando a lei 4.070 foi sancionada. O processo durou anos em meio a dificuldades e conflitos, porém, com a ajuda de José Augusto de Araújo, foi possível que se tornasse finalmente brasileiro.
A tradição da troca da bandeira no aniversário do Acre é realizada duas vezes ao ano ou quando se tem necessidade devido ao deterioramento causado pela ação do tempo.
ASCOM-MPT/RO-AC
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
confira mais fotos da cerimônia
1. Grau Grã-Cruz
– Governador José Augusto de Araújo, primeiro governador eleito do Acre Estado (in memorian).
2. Grau Grande-Oficial
– Desembargadora Denise Castelo Bonfim, presidente do TJAC;
– Desembargadora Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim, ex-presidente TJAC;
– Procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, ex-procuradora-geral do MPAC;
– Procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, ex-procurador-geral do MPAC;
– Procurador Marcos Gomes Cutrim, procurador-chefe do MPT/RO;
– Dr. Náiber Pontes de Almeida, juiz federal da 1ª Vara/AC;
– Conselheiro Valmir Gomes Ribeiro, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre;
– Vereador Manoel Marcos Carvalho de Mesquita, presidente da Câmara Municipal de Rio Branco;
– Deputado Ney Amorim, presidente da Assembleia Legislativa.
3. Grau Comendador
– Desembargadora Waldirene Oliveira da Cruz Lima Cordeiro, corregedora-geral do TJAC;
– Procuradora de Justiça Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, corregedora-geral do MPAC;
– Professor Doutor Minoru Martins Kimpara, reitor da Ufac;
– Tenente-coronel Luis Henrique Santos Franco, comandante do 7° Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC).
4. Grau Oficial
– Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza, vice-prefeita de Rio Branco;
– Dr. Herley da Luz Brasil, juiz federal da 2ª Vara, da Justiça Federal de 1º Grau no Acre;
– Dr. Jair Araújo Facundes, fuiz federal da 3ª Vara, da Justiça Federal de 1º Grau no Acre.
5. Grau Cavaleiro
– Elson Dias da Silva, vice-coordenador Estadual do Mohan e Membro da Diretoria do Mohan Nacional.