TRT da 14ª Região empossa novos dirigentes em solenidade com participação do MPT
Cerimônia contou com a presença da Vice Procuradora Geral do Trabalho, Cristina Brasiliano. Presidente e Vice foram saudados pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia, Marcos G. Cutrim.
Rondônia (13/12/2016) – O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT -14), com jurisdição nos estados de Rondônia e Acre, empossou na sexta-feira (9), em sessão solene realizada no auditório do Tribunal, os desembargadores do Trabalho Shikou Sadahiro e Socorro Guimarães nos cargos de Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, para o biênio 2017/2018. A cerimônia de posse contou com a presença da vice-procuradora-geral do Trabalho, Cristina Aparecida Ribeiro Brasiliano. Compondo a Corte, representou o MPT em Rondônia e Acre o procurador-chefe Marcos G. Cutrim.
Deixou o cargo de presidente do Tribunal o desembargador do Trabalho Francisco José Pinheiro Cruz, que na composição da Corte ocupa vaga do quinto constitucional reservada ao Ministério Público do Trabalho. Por sua vez, o presidente empossado, Shikou Sadahiro, lembrou, em seu discurso de posse, ter ingressado no Judiciário do Trabalho como servidor.
Nos discursos de despedida do cargo e de posse, os desembargadores Francisco Cruz e Shikou Sadahiro deram ênfase à excelência na prestação de serviços aos jurisdicionados (aos cidadãos) prestados pelo Judiciário do Trabalho nos dois anos de administração que se encerram no dia 31 de dezembro deste ano de 2016, cujas ações desenvolvidas foram coroadas com o “Selo Diamante”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela gestão de governança.
Na saudação feita em nome do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre o procurador-chefe, Marcos Gomes Cutrim, lembrou o complicado, difícil e instável ano que se finda, em todos os sentidos. "É correto afirmar que numa época de tantas incertezas, mudanças e vicissitudes econômicas, sociais e políticas, a Justiça do Trabalho será cada vez mais exigida como para-choque dos direitos sociais de todos os brasileiros", afirmou.
"Se há um órgão do Poder Judiciário que nunca poderá se acovardar, perante os anseios do povo brasileiro, este órgão é a Justiça do Trabalho, seus Juízes e seus Desembargadores", completou Cutrim.
O chefe do Ministério Público do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre também destacou os méritos do Desembargador Francisco Cruz e toda sua equipe por levarem "adiante a Justiça do Trabalho nos mais distantes horizontes, apesar da profunda crise". "Poderia falar dos vários projetos inovadores existentes neste Tribunal, a exemplo do TRT Comunidade, do qual o MPT participa, e das Varas Itinerantes, que levam o acesso à jurisdição de Santa Rosa do Purus, no Acre, aos mais longínquos rincões e periferias do estado de Rondônia. Essa nova faceta da Justiça do Trabalho que vai até o povo é o que a sociedade espera de todos nós", parabenizou.
Dirigindo-se ao presidente empossado, Marcos Cutrim falou de liderança e dos desafios de gerir uma justiça numa era de crise. "Sorte de nossa sociedade, por manter a liderança desta bela e eficiente instituição nas mãos de um Magistrado tão competente, dedicado e pontual, para continuar garantindo direitos sociais que são diariamente sonegados aos trabalhadores rondonienses e acreanos", evidenciou.
Ao cumprimentar os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, pela posse, a vice procuradora geral do Ministério Público do Trabalho, Cristina Brasiliano, desejou uma gestão exitosa ao presidente Shikou Sadahiro e à vice-presidente Socorro Guimarães, lembrando que o MPT, mais que essencial à Justiça, é um órgão parceiro da Justiça do Trabalho.
Leia mais sobre a solenidade de posse
Confira fotos na galeria do TRT 14, no flickr
Fonte: MPT em Rondônia e Acre
Assessoria de Comunicação Social