MPT participa do Projeto Criança na Praça
Evento aconteceu no "Chiqueirinho", campo de futebol utilizado pela comunidade de bairro carente em Porto Velho
Rondônia – O Ministério Público do Trabalho em Rondônia participou do encerramento da primeira etapa do Projeto Criança na Praça, desenvolvido pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social do Governo do Estado de Rondônia - SEAS, no último sábado, dia 22 de outubro.
O evento aconteceu no bairro Marcos Freire, no "Chiqueirinho", campo de futebol utilizado pela comunidade local, e contou com mais de cem crianças acompanhadas por seus pais ou responsáveis.
No local, o procurador-chefe do MPT em Rondônia e Acre, Marcos G. Cutrim, agradeceu o convite da SEAS e dialogou com a comunidade sobre a importância de proteger as crianças de todo e qualquer tipo de exploração. Saudou, na oportunidade, as lideranças comunitárias do bairro pela parceria com a equipe de técnicos e servidores da SEAS para organizar a tarde de lazer para as crianças que realizaram apresentações de danças coreografadas por artistas do bairro.
O procurador-chefe ressaltou à comunidade que através da Coordinfância, o Ministério Público do Trabalho está atento ao combate a todas as formas de trabalho degradante a que possam ser submetidas crianças e adolescentes, de modo que o MPT atua em conjunto com outros órgãos parceiros, como a SEAS e a Justiça do Trabalho, na defesa dos direitos a todos garantidos.
No evento do último sábado, a comunidade do Bairro Marcos Freire foi contemplada com o encerramento da primeira fase do Projeto Criança da Praça. A programação elaborada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento do Governo do Estado de Rondônia iniciou no dia 8 de outubro, no pátio da Igreja Metodista Wesleyana, na Rua Luiz Gama, na Zona Leste de Porto Velho.
As atividades do projeto foram desenvolvidas ainda na Praça Aluízio Ferreira, no domingo, dia 9 de outubro, no centro de Porto Velho; na Praça do Bairro Caladinho, na zona Sul de Porto Velho, no dia 15 de outubro; novamente na Praça Aluizio Ferreira com a Tarde: Orgulho do Madeira, no dia 16 de outubro.
Aos organizadores do projeto, o procurador-chefe Marcos G. Cutrim disse que o MPT tudo fará para contribuir com a organização de futuras atividades propondo às partes envolvidas em processos de execução e procedimentos administrativos a destinação de multas por danos morais coletivos ou descumprimento de obrigações trabalhistas em favor dos projetos que envolvem as crianças e adolescentes nas comunidades carentes na capital rondoniense.
Desenvolvido nos finais de semana nos bairros mais carentes de Porto Velho, o Projeto Criança na Praça foi conduzido pela psicóloga e coordenadora de Políticas para Criança e Adolescente da SEAS, Ana Karla da Silva Feitosa Santos, e conta com a parceria das comunidades e também de empresas parcerias, que contribuem com doação de alimentos e o lanche para a criançada.
Ao falar do Projeto, a coordenadora Karla Feitosa ressaltou que “é nesse clima festivo que os técnicos da SEAS e de outros órgãos aproveitam para trabalhar com as crianças de forma bem lúdica, sem deixar de lado a mensagem, o recado dado as famílias, às crianças, aos adolescentes e à comunidade, porque é importante que eles saibam que têm direitos, mas que também tem deveres”, explicou. "Nas atividades desenvolvidas pelos profissionais da SEAS e dos órgãos parceiros, há ênfase às normas e regulamentos que tratam dos direitos e deveres da criança e do adolescente”, concluiu a psicóloga.
Durante a realização do projeto nas comunidades é feito também o resgate de brincadeiras antigas, com interação entre as crianças, deixando de lado a modernidade oferecida pelo mundo virtual. “Por meio dessas atividades, a criança e o adolescente aprendem a criar vínculos de amizade, de respeito com seu semelhante, inclusive sendo mais tolerantes e solícitas com o meio que vivem”, destaca a coordenadora do projeto.
Fonte: MPT em Rondônia e Acre
Assessoria de Comunicação Social