Exposição fotográfica expõe a triste realidade do trabalho escravo no Brasil
Exposição no Porto Velho Shopping mostra imagens de pessoas expostas a situações degradantes de trabalho forçado.
Porto Velho/RO – Exposição fotográfica sobre o trabalho escravo no Brasil teve início nesta quinta, 28, às quatro da tarde, e faz alusão à Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A exposição, promovida pela Delegacia Sindical do SINAIT (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) em Rondônia – DS/RO e realizada no Porto Velho Shopping, segue até domingo, 31 de janeiro, mostrando imagens de pessoas expostas a situações degradantes de trabalho forçado, além de painéis detalhando o combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil. As fotos são do Auditor-Fiscal do Trabalho Sérgio Carvalho.
O dia 28 de janeiro é considerado é o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo. A data homenageia os três Auditores Fiscais do Trabalho e um motorista que foram assassinados em 2004 quando investigavam denúncias de trabalho escravo em Unaí, MG. Infelizmente o trabalho escravo no Brasil ainda é realidade e atinge milhares de pessoas em todo o território nacional. Entre 1995 e 2015, cerca de 50 mil trabalhadores foram retirados de situações análogas ao de escravidão, recebendo seus direitos trabalhistas, assim como os infratores vêm sendo severamente cobrados, no âmbito laboral.
A exposição, segundo a DS/RO, tem o objetivo de levar à população o conhecimento que tais situações ainda persistem no Brasil. Todos têm fundamental importância no combate ao trabalho escravo, pois as denúncias são muitas vezes o ponto de partida para resgate de trabalhadores, libertando-os de trabalho análogos à escravo.
A abertura de exposição contou com a participação de Auditores-Fiscais do Trabalho, Superintendentes das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Piero Rosa Menegazzi.
Fonte: MPT- RO/AC.
Assessoria de Comunicação Social
69-3216-1265 / 9976-8753
E-mail: prt14.ascom@mpt.mp.br