MPT realiza atividade em alusão ao Mês da Mulher com palestra sobre prevenção à violência nas relações

Atividade reuniu servidoras e servidores em reflexão sobre prevenção à violência nas relações e contou com orientações de defesa pessoal.

Em alusão ao Mês da Mulher, o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) realizou, nesta quinta-feira (6), em sua sede em Porto Velho, uma programação voltada à conscientização e ao fortalecimento das mulheres no ambiente institucional.

A atividade contou com a participação da oficial de justiça do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), escritora best-seller e palestrante Galdiana dos Santos Silva, que ministrou a palestra “Como se proteger antes de se relacionar com alguém”. Especialista em Direito das Mulheres e em relacionamentos abusivos, Galdiana também é presidente da Comissão de Gênero e Combate à Violência Doméstica do IBDFAM em Rondônia e presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Rondônia (SINDOJUS-RO), além de atuar como criadora de conteúdo digital voltado à conscientização sobre violência de gênero.

Durante a palestra, a convidada abordou aspectos relacionados à identificação de comportamentos abusivos e à importância do conhecimento e da prevenção como ferramentas de proteção nas relações afetivas. A atividade reuniu servidoras e servidores da instituição.

Entre os participantes, a trabalhadora terceirizada da limpeza Elizângela Gonçalves destacou como a atividade contribuiu para ampliar sua percepção de segurança. “Foi uma experiência muito boa porque tive a oportunidade de conhecer ferramentas de como pesquisar a pessoa e poder me proteger de algum mal.”

Além disso, Antoniel Augusto Tanaka de Melo, da Assessoria Jurídica do Gabinete do Procurador-chefe, também compartilhou sua visão. “Foi bem interessante. Você acaba vendo a perspectiva feminina da própria história da mulher. Sabemos pelo senso comum, pelas informações que acessamos, mas ver o relato pessoal das colegas é bem impactante.” Ao ser questionado sobre a importância da participação masculina no combate à violência, acrescentou: “Acredito que se fazendo presente nos espaços públicos, debatendo e, principalmente, nos grupos entre os próprios homens, não deixando perdurar o discurso machista que existe, às vezes velado, outras vezes evidente. Precisamos estar sempre trazendo o assunto.”

Na sequência da programação, foi realizada uma atividade prática de defesa pessoal, conduzida por Júnior Sampaio, bacharel em Educação Física, pós-graduado em Neurociência, Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício, faixa-preta de muaythai, instrutor de defesa pessoal e policial militar da Casa Militar do Governo de Rondônia, em parceria com Vanilda Araújo, instrutora de defesa pessoal e segurança.

A servidora Lorena Sarraf Borges relatou: “Foi muito importante, ainda mais em tempos em que as mulheres estão sendo tão agredidas. Acho que me sinto um pouco mais segura com as aulas de defesa pessoal.”

A demonstração trouxe orientações e técnicas básicas voltadas à autoproteção, reforçando a importância do conhecimento e da preparação como instrumentos de prevenção à violência.

A programação integra as ações institucionais desenvolvidas ao longo do mês de março, com o objetivo de promover reflexões sobre os direitos das mulheres, a prevenção à violência e o fortalecimento de ambientes mais seguros e respeitosos.

 

Texto: Khauane Farias 
Edição: Marcela Bonfim

Fonte: ASCOM-MPT/RO e AC

Imprimir