Francisco José Pinheiro Cruz é empossado como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região
Em discurso, procurador-chefe do MPT em RO e AC destacou a atuação do novo presidente no combate ao trabalho escravo
A atuação no combate ao trabalho escravo do desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, empossado no cargo de Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, foi destacada pelo Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Marcos G. Cutrim, na solenidade de posse dos novos dirigentes do TRT-14, realizada na manhã da última sexta-feira, 12 de dezembro, em Porto Velho.
“Vossa Excelência tem em seu curriculum destacada e destemida atuação no combate ao trabalho escravo nos Estado do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia”, disse o procurador-chefe Marcos G. Cutrim, ao saudar os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho. “Dr Francisco José Pinheiro Cruz, cearense, é o primeiro bacharel em Direito formado pela Universidade Federal de Rondônia a assumir uma das vagas neste Tribunal”, lembrou Cutrim.
Durante o discurso, Cutrim enfatizou o fato do desembargador Francisco Cruz ter sido aprovado, por concurso curso de provas e títulos em todas as carreiras jurídicas e trabalhistas da República Federativa do Brasil e ressaltou: “sua posse na presidência deste Tribunal é motivo de honra e orgulho para todos os 770 procuradores do Ministério Público do Trabalho deste país”, ao referir-se à defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis “que serão a tônica do seu trabalho e do seu modo de judicar”.
O desembargador do trabalho Francisco José Pinheiro Cruz, 50 anos, é natural de Fortaleza (CE), bacharel em Direito pela Fundação Universidade Federal de Rondônia e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Casado com Lucinéris Alves de Souza Cruz, possui três filhos: Carina Souza Cruz, Sabrina Souza Cruz e Francisco Vitor Souza Cruz.
Francisco Cruz foi procurador do trabalho do Ministério Público do Trabalho, juiz federal do Trabalho Substituto, do TRT da 14ª Região, auditor-fiscal do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, técnico do Tesouro Nacional, da Secretaria da Receita Federal e auditor-fiscal do Tesouro Municipal da Prefeitura Municipal de Porto Velho/RO e na gestão do desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior exerceu a vice-presidência do Tribunal.
Ao finalizar sua saudação ao desembargador Francisco Cruz, que já integrou e chefiou o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre antes de ser nomeado para compor o Tribunal Regional do Trabalho na 14ª Região, em vaga reservada a membro do MPT, pelo quinto Constitucional, o procurador-chefe desejou-lhe sucesso em seu mandato e que “com sabedoria e as bençãos de Deus faça uma excelente gestão”.
Prestigiaram também a posse dos novos dirigentes do TRT da 14ª Região, Rondônia e Acre, os procuradores do Trabalho Rafael Foresti Pego, coordenador de estágio acadêmico, André Canuto de Figueiredo Lima, procurador-chefe substituto do MPT em RO/AC, Ailton Vieira dos Santos, do MPT em São Paulo, e Erlan José Peixoto do Prado, chefe de gabinete do Procurador Geral do Trabalho.
Confira a íntegra do discurso de saudação proferido pelo Procurador-chefe Marcos G. Cutrim
Fonte: MPT-RO e AC
Informações: 69-3216-1265 / 1260
Assessoria de Comunicação Social-Ascom
E-mail: www.prt14.mpt.gov.br