MPT participa do Seminário “Justiça e Cidadania em um Mundo de Emergências Ambientais", reconhecido como o primeiro evento “lixo Zero” de Rondônia
O reconhecimento é resultado de um esforço conjunto da rede de cooperação Ecoliga, formada por servidores e membros do Poder Judiciário de Rondônia
Legenda: Na fotografia: Camilla Holanda Mendes da Rocha, Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Samira Alvim, engenheira florestal, Rafael Christofoletti, professor e gestor da Incubadora da UNIR e Toni dos Santos Industrial, coordenador da Catanorte no painel: “Agentes de transformação na reciclagem de resíduos.
RONDÔNIA - O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT RO-AC), em colaboração com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) e outras instituições parceiras, celebra o reconhecimento do Seminário da Ecoliga como o primeiro evento "Lixo Zero" do estado.
A certificação “Lixo Zero” é somente concedida a empresas ou eventos que alcançam a meta de 90% de resíduos encaminhados corretamente, seja para reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação ou aproveitamento, entre outras possibilidades administradas que evitem danos ou riscos à saúde e à segurança do meio ambiente.
O selo é emitido pelo Instituto Lixo Zero e atesta que o evento cumpriu todas as regras e metodologias para alcançar a meta mínima estabelecida e reconhecida por uma auditoria especializada.
O Procurador-chefe do MPT em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, além de celebrar o reconhecimento, enfatizou que ”é necessário que continuemos buscando formas de reduzir e readequar os descartes de resíduos na natureza, pois estamos chegando numa situação-limite.”
O seminário articulado pela Ecoliga, “Justiça e Cidadania em um Mundo de Emergências Ambientais", realizado nos dias 19 a 21 de junho de 2024, foi estruturado em torno de ações que atendessem aos princípios “Lixo Zero". Para isso, foram instalados conjuntos de coletores em locais estratégicos de modo a facilitar a separação dos resíduos em quatro frações: recicláveis, rejeitos, restos de comida e orgânicos compostáveis. Além disso, avisos sobre a separação de resíduos foram estrategicamente reforçados pelos cerimonialistas e pela organização do evento.
Sobre a Ecoliga:
A Ecoliga de Rondônia é uma rede de cooperação que nasceu no ano de 2017, e é composta por órgãos do Poder Judiciário que inclui, além do TJRO e da Emeron, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e no Acre (MPT-RO/AC) e a Procuradoria da República em Rondônia (MPF-RO).
Legenda: Na fotografia: Camilla Holanda Mendes da Rocha, Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Samira Alvim, engenheira florestal, Rafael Christofoletti, professor e gestor da Incubadora da UNIR e Toni dos Santos Industrial, coordenador da Catanorte.