Com participação do MPT, Seminário reúne gestores para discutir formas de prevenir e combater trabalho infantil no Acre
Evento foi o primeiro que mobilizou os vinte e dois (22) municípios acreanos para tratar sobre políticas públicas e construção de ações efetivas
RIO BRANCO (AC) - Seminário promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e direitos Humanos (Seasd) do Governo do Acre para discutir formas de prevenir e combater o trabalho infantil no Estado, além de cumprir a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é eliminar o trabalho infantil até 2025, reuniu instituições e gestores da rede de assistência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a COORDINFÂNCIA – Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Diretos de Crianças e Adolescentes do MPT – Ministério Público do Trabalho no Acre, representado por sua Coordenadora Regional, Procuradora do Trabalho Michéle da Rocha.
O Seminário realizado quinta-feira, 29, (junho de 2023) foi o 1º com âmbito estadual, que contou com a participação de gestores dos vinte e dois (22) municípios do estado do Acre, com a finalidade de unir esforços e construir ações efetivas para a erradicação do trabalho infantil e “tirar do papel as políticas públicas e ajudar crianças e adolescentes a crescerem e serem cidadãos de bem, tendo registros infantis daquilo que precisam viver na idade certa”, conforme as palavras do titulara Seasd, Alex Carvalho.
A Secretária Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerine Volcov, palestrou no evento e enfatizou que “a maior incidência do trabalho infantil se concentra no campo”. Katerine Volcov incentivou os técnicos presentes a se mobilizarem para atuar no enfrentamento ao trabalho infantil nos municípios acreanos.
Sobre a pauta do Seminário, a procuradora do Trabalho Michéle da Rocha manifestou-se afirmando “que o seminário marca a reinstituição do Comitê Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, sendo que o próximo passo é a reativação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Além disso, o evento permite o fortalecimento da articulação da rede de proteção e o debate direto entre os participantes sobre as especificidades e os desafios para o enfrentamento do trabalho infantil na região”.
Durante o evento houve a posse dos membros do Comitê Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, com o intuito de unir estratégias para abranger todos os municípios do estado na causa.
Durante o seminário, os participantes utilizaram cata-ventos, símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil e no mundo.
ASCOM – MPT/RO E AC (com informações da agência.ac.gov.br e fotos de Pablo Araújo/Seasd)