Projeto “Encontros da PRT14 – Conexão, Convivência e Capacitação” inicia com palestra sobre Meditação e Equilíbrio no Trabalho

Desvendando os Benefícios da Meditação e Respiração para o Controle da Ansiedade de Estresse abre a temporada de 2024

 

Porto Velho (RO) - Projeto “Encontros da PRT14 – Conexão, Convivência e Capacitação”, temporada 2024, iniciou na manhã esta quarta-feira, 31 de janeiro, e estagiários, servidores e Membros se reuniram no auditório e nas PTMs (via plataforma Teams) para acompanharem a palestra “Equilíbrio no Trabalho: Desvendando os Benefícios da Meditação e Respiração para o Controle da Ansiedade de Estresse”, pela convidada Major PM Psicóloga Claudia Cabral. Antes do Encontro da PRT14, foi realizada a confraternização dos aniversariantes do mês no espaço de convivência da sede em Porto Velho, reunindo as diversas equipes para os parabéns e lanche matinal.

Na palestra proferida, a convidada e psicóloga explicou conceitos como Ansiedade, Estresse e o que são distorções cognitivas. De acordo com a Major Cláudia, as distorções cognitivas são interpretações distorcidas que fazemos dos eventos, seguidas de reações fisiológicas, comportamentos e emoções. Segundo ela, “o melhor caminho para lidar com as distorções cognitivas é o diálogo interno e a investigação ou pesquisa sobre os pensamentos: qual é o fundamento do que estou pensando?”

Cláudia Cabral falou ainda sobre a consciência corporal, destacando a importância da respiração para o nosso organismo e cérebro, realizando exercícios com os presentes, nesse sentido, e concluiu a palestra explicando sobre atenção plena, que é concentrar-se completamente no presente. “Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar a uma consciência avançada do “agora”, que inclui a percepção de sentimentos, sensações e ambiente”, finalizou.

Em seguida, a Procuradora Camilla Holanda apresentou o projeto “Encontros da PRT14 – Conexão, Convivência e Capacitação” que a cada mês será promovido com foco em um tema específico com abrangência em aspectos de capacitação, conexão institucional e conivência entre os servidores. Os encontros vão ocorrer sempre na última sexta-feira do mês, após a comemoração dos aniversariantes e serão realizados presencialmente, no auditório da sede PRT 14, com transmissão via Teams para as PTMs.

Segundo a Procuradora Camilla: “A conexão visa aproximar os servidores dos objetivos do Ministério Público do Trabalho, criando um link entre o trabalho diário e os resultados institucionais. A convivência promove interações pessoais, fortalecendo um ambiente colaborativo e empático. Já a capacitação se concentra no desenvolvimento profissional contínuo, oferecendo oportunidades para expandir conhecimentos e habilidades relevantes. Juntos, esses elementos visam criar um ambiente de trabalho mais integrado, valorizado e preparado para promover e garantir os direitos no mundo do trabalho”, de acordo com a Procuradora do Trabalho Camilla Holanda.

 

 

ASCOM-MPT/RO E AC - Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região

 

Acesse nossas redes: https://www.instagram.com/mptroac/https://twitter.com/MPTROAChttps://www.facebook.com/mptroac, e https://www.youtube.com/tvmptroac

Imprimir