MPT participa de XX Seminário LGBTQIA+ do Congresso Nacional

Procurador do Trabalho Igor Gonçalves destacou a falta de atenção e políticas públicas para população da Região Norte do país

 

Brasília/DF – O Coordenador Regional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho), o Procurador do Trabalho Igor de Sousa Gonçalves, participou nesta terça e quarta-feira, 19 e 20 de setembro de 2023, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, do Seminário “Reconstrução das políticas públicas para a cidadania LGBTQIA+", promovido pelas comissões de Amazônia e dos Povos Originários; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Direitos Humanos; de Educação; e de Saúde.

Titular do 3º Ofício da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Rio Branco-Acre, Igor Gonçalves iniciou sua fala na terça (19) destacando a relevância institucional da temática LGBTQIA+ para o Ministério Público do Trabalho. Em sua fala, destaca que um terço (1/3) das empresas não contratam LGBTQIA+ para cargos de gerência ou de gestão e que dados recentes revelam que 40% (quarenta por cento) de pessoas dessa população já sofreram algum tipo de discriminação no trabalho. Noventa por cento (90%) de pessoas trans e travestis estão fora do mercado de trabalho formal, de acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), destacados pelo Procurador.

Seminário LGBT no Congresso Nacional
Seminário LGBT no Congresso Nacional

Igor Gonçalves ressalta que a Constituição Federal veda qualquer discriminação, tanto no ingresso. como permanência e na promoção no trabalho. As Convenções e a OIT dizem que os Estados devem adotar políticas para a garantia da igualdade de oportunidades no trabalho. “E é por razão que o Ministério Público do Trabalho tem, hoje, projeto nacional de empregabilidade LBGTQIA+, com iniciativas que fomentam capacitação como é o caso do Cozinha e Voz”.

Em sua fala na quarta, dia 20 de setembro, Igor destaca que “por esta razão, nós no Estado do Acre, junto com o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado e Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado expedimos recomendação para que o Estado do Acre saia da inércia e adote políticas públicas e garanta proteção à população LGBTQIA a mais”, disse o Procurador.

E acrescentou: “Esse é um trabalho não só do governo estadual do Acre. É preciso que nessa casa legislativa sejam adotadas medidas para a inclusão e estímulo da profissionalização, e capacitação dessa população (LGBTQIA+). Que haja adoção de medidas afirmativas para a contação desse público, porque o trabalho promocional do Ministério Público tem se empenhado nesse papel por meio da realização de audiências públicas, mas nós precisamos que haja compromisso com o que está dito na Constituição Federal: que toda pessoa, independente de identidade de gênero e orientação sexual, tenha acesso ao mercado de trabalho”.

 

Procurador Igor Gonçalves em fala do dia 20 de setembro
Procurador Igor Gonçalves em fala do dia 20 de setembro

 

 

Com essas palavras, o procurador do Trabalho Igor Sousa Gonçalves agradeceu à deputada Célia Xakriabá, pela oportunidade de poder contribuir com o debate em defesa dos direitos à igualdade de oportunidades para a comunidade LGBTQIA+, no Acre, na região Norte, e em todo o país. Os parlamentares presentes ressaltam que a realização do evento se tornou uma tradição do Parlamento brasileiro e permite sensibilizar a classe política sobre a pauta LGBTQIA+.

Clique no link e confira a fala do Procurador do Trabalho Igor Sousa Gonçalves no dia 19 de setembro - https://link.mpt.mp.br/5dy2HHj

Clique aqui e confira o Seminário completo do dia 20 de setembro https://link.mpt.mp.br/MXNem7A

Saiba mais sobre a próxima Audiência Pública no dia 6 de outubro sobre Empregabilidade LGBTQIA+ - https://link.mpt.mp.br/1WfgDXj

ASCOM – MPT RO/AC

Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional do Trabalho do MPT na 14ª Região

Informações e imagens: Agência Câmara de Notícias

Imprimir