Políticas públicas eficazes para combater a exploração e a violação do trabalho infantil

É localmente que se consegue a adoção dessas políticas e com a sensibilização da sociedade para o problema e a profissionalização com foco no público de maior vulnerabilidade”, diz procuradora do Trabalho  

Procuradora Patrícia de Mello Sanfelici coordenou nacionalmente a Coordinfância do MPT
Procuradora Patrícia de Mello Sanfelici coordenou nacionalmente a Coordinfância do MPT

PORTO VELHO – Foi no segundo dia do 1º Seminário Regional Integrado entre as Carreiras Jurídicas sobre aprendizagem que a Procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici apontou caminhos a serem seguidos pela sociedade rondoniense para o combate à exploração e violação de Direitos do trabalho infantil. Palestrando sobre o tema “Experências exitosas na promoção de políticas públicas de protelação ao trabalhador adolescente e estímulo à aprendizagem profissional” Sanfelici declarou: “é localmente que se consegue a adoção de políticas públicas eficazes para combater essa realidade”.

Segundo a procuradora do MPT, além das políticas locais são caminhos a seguir: a sensiblização da sociedade para o problema e a profissionalização com foco no público de maior vulnerabilidade, por meio de estímulo à aprendizagem. Patrícia Sanfelici defendeu na palestra que “o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa precisa ser visto e priorizado na aprendizagem”. Ela destacou entre as ações exitosas o projeto Resgate à infância, do MPT, que atua em três frentes e tem indicadores e metas em cada uma. E citou como exemplo a campanha publicitária #ChegadeTrabalhoInfantil como uma das ações exitosas. Sobre a aprendizagem profissional como estratégia, Patrícia acredita que é uma alternativa para quem já se encontra em situação de trabalho infantil. 

A palestra da procuradora Patrícia Sanfelici, que coordenou nacionalmente a Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes) foi mediada pela Procuradoria do Trabalho Dalliana Vilar Lopes, titular do 6º Ofício Geral da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) do Ministério Público do Trabalho na 14ª Região – Rondônia e Acre. 

Procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Lopes (à direita), da Procuradoria do Trabalho em Porto Velho, mediou os debates
Procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Lopes (à direita), da Procuradoria do Trabalho em Porto Velho, mediou os debates

Clique aqui e leia mais sobre os dois dias do 1º Seminário Regional Integrado entre as Carreiras Jurídicas realizado nos dias 17 e 18 de setembro deste ano de 2019

Fontes: MPT/RO e AC e Emeron – Assessoria de Comunicação

Imprimir