Projetos voltados para grupos vulneráveis são implementados com recursos de destinações do MPT e TRT da 14ª Região

O curso Projeto Cozinha Industrial ocorre entre os dias 20 e 25 de setembro e o projeto consiste em capacitar os participantes para a indústria de panificação.

 

Porto Velho (RO) – Os Projetos Cozinha Industrial e Maria Costura Rede, apoiados pelo Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre e Tribunal de Justiça da 14ª Região, são implementados para grupos vulneráveis e moradoras das comunidades Assentamento Adelino Ramos/ Parque Araras, na Estrada Areia Branca, conhecida como estrada da Coca-Cola, no km 3,5 do setor chacareiro da Zona Sul de Porto Velho, a capital de Rondônia.

O curso Projeto Cozinha Industrial ocorre entre os dias 20 e 25 de setembro e o projeto consiste em capacitar os participantes para a indústria de panificação utilizando maquinário, alimentos e utensílios adquiridos com os recursos financeiros recebidos da atuação conjunta do MPT e TRT da 14ª região oriundos de Ação Civil Pública movida para pagamento, por uma empresa, do valor total de R$ 132.110,35 (centro e trinta e dois mil, cento e dez reais e trinta e cinco centavos) por dano moral coletivo.

Já o Projeto Maria Costura Rede é uma capacitação em corte e costura e suas aulas são realizadas às quintas e sábados, também com carga horária de 20 horas, com início no dia 30 de setembro, das 14h às 18h no mesmo local.

Os projetos são mantidos pelo Instituto Candelária de Porto Velho na Comunidade do Assentamento Adelino Ramos-Parque das Araras e está aberto às 150 famílias que lá residem e que convivem com restrições de transporte, alimentação e acesso a luz e água. Ambos os projetos foram implantados, inicialmente, na Extensão Orgulho do Madeira, um Residencial de moradias populares composto de 4 mil unidades habitacionais, sendo 3744 apartamentos e 256 casas localizado em região periférica de Porto Velho, explica a presidente do Instituto Raquel Silva Santos.

O Instituto Candelária atua em sete Extensões no Município de Porto Velho e visa, entre outros objetivos junto às comunidades carentes, o empoderamento feminino de mulheres vítimas de violência doméstica e egressas do sistema penitenciário e a diminuição da vulnerabilidade comunitária.

Na instalação dos Cursos no Assentamento Adelino Ramos, a presidente do Instituto, Raquel Silva Santos, agradeceu, mais uma vez, aos Procuradores Chefes do MPT, Camilla Holanda e Carlos Alberto Lopes de Oliveira, e ao Tribunal Regional do Trabalho, por oportunizarem “a tantas famílias poderem se organizar produtivamente e ajudar no provimento do sustento de suas famílias”.

O Assentamento Adelino Ramos é a segunda região atendida de um grupo de sete Extensões mantidas pelo Instituto, que desenvolve atividades em mais outros seis, incluindo um Lar de Idosos, dois Centros para tratamento de pessoas com dependência química (um masculino e um feminino), uma Extensão para atendimento a mulheres da área rural do Município de Porto Velho com atendimento médico, cursos, palestras e oficinas e uma Extensão central – a Rede de Mulheres que funciona como sede no Residencial popular Orgulho do Madeira, em Porto Velho.

Curso Panificação Ministrado por Nonato Figueiredo
Curso Panificação Ministrado por Nonato Figueiredo

Materiais para curso de corte e costura
Materiais para curso de corte e costura
Equipe Instituto Candelária
Equipe Instituto Candelária

 

Fonte: MPT/RO|AC – Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região

Imprimir