Policiamento de Trânsito de Porto Velho vai utilizar modernos Etilômetros doados por intervenção do MPT

A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito de Porto Velho/RO, comandada pelo Major Cristiano Silva Lisboa, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 30, o primeiro de um conjunto de sete etilômetros do tipo Alco-sensor IV, um dos mais modernos da atualidade, para captar com exatidão níveis de álcool por meio da respiração de condutores de veículos.

 

Foto por: Ascom/MPT-RO

Os instrumentos estão sendo adquiridos com recursos oriundos da conversão do pagamento de multa aplicada ao Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Urbano e com Característica de Metropolitano de Passageiros do Estado de Rondônia – SITETUPERON, nos autos do Dissídio Coletivo de Greve 001369-34.2011.5.14.0000.

A destinação dos recursos para a compra dos instrumentos foi proposta pelo Procurador do Trabalho Fabrício Gonçalves de Oliveira, que é chefe substituto da Procuradoria Regional do Trabalho na 14ª Região, constituída pelos Estados de Rondônia e Acre, após tomar conhecimento da carência de equipamentos dessa natureza para que os policiais de trânsito de Porto Velho pudessem cumprir as normas e regulamentos nas abordagens realizadas aos populares nas Operações “Lei Seca”.

Com os policiais reunidos no auditório da Cia Independente de Policiamento de Trânsito, o Major Lisboa apresentou ao Procurador do Trabalho Fabrício Oliveira um exemplar do Etilômetro, tendo, na ocasião, sido feita uma demonstração da utilização do instrumento, com o procurador se dispondo a fazer o teste de demonstração, recebendo, no mesmo instante, o comprovante impresso com o resultado da aferição.

Foto por: Ascom/MPT-RO

O Etilômetro Alco-Sensor IV, além de aprovação das autoridades nacionais de trânsito brasileiras é também aprovado por autoridades do departamento de trânsito dos Estados Unidos da América. O equipamento dá resposta eletrônica precisa quanto à concentração de álcool no ar expirado na amostra captada, garantindo exatidão e precisão.

Portátil, o Etilômetro pode ser operado com bateria alcalina de 9v, com capacidade de realizar até 400 testes por bateria, de acordo com o fabricante, podendo utilizar baterias recarregáveis ou carregador bivolt (110/220). Pode armazenar na memória até 1.025 resultados de testes.

Foto por: Ascom/MPT-RO

Com os novos instrumentos, as equipes de Operação “Lei Seca” da Cia Independente de Policiamento de Trânsito de Porto Velho vão poder agilizar as abordagens, reduzindo o tempo de espera dos condutores de veículos, o que não é possível ser feito na atualidade, devido a Companhia dispor de quantidade insuficiente de aparelhos, tendo que recorrer a empréstimos de unidades policiais, inclusive do vizinho Estado do Acre, de acordo com o comandante Lisboa e o Tenente Afonso.

Fonte: MPT/RO
Ministério Público do Trabalho em Rondônia
Informações: Assessoria de Comunicação Social
(69) 3216-1265 / E-mail: prt14.ascom@mpt.gov.br

Imprimir