Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre promove capacitação gratuita em elaboração de projetos em parceria com o Escritório da ONU em Porto Velho

Atividade faz parte de projeto cujo objetivo é promover melhorias sociais e tem participação estimada em mais de 60 instituições nos dois dias de capacitação na capital rondoniense

PORTO VELHO - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre promove, nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de julho, em Porto Velho (RO), Capacitação em Elaboração de Projetos para instituições públicas e instituições sem fins lucrativos. A atividade gratuita é realizada em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

Representantes do organismo da ONU estão na capital de Rondônia para apoiar as organizações na elaboração de projetos para o edital aberto pelo MPT para criação de um Banco de Projetos para destinação de recursos. Mais informações estão disponíveis no site http://www.prt14.mpt.mp.br/info/uirapuru .

Entre hoje e amanhã, esperam-se mais de 60 instituições do estado, além de membros da equipe da do MPT. O curso já foi realizado também na capital do Acre, Rio Branco, e terá uma edição em Ji-Paraná, na sexta-feira (26). Ao longo da formação, são tratados temas como captação de recursos, elaboração de projetos, e o edital aberto pelo MPT. De acordo com Joana Miraglia, especialista do UNOPS que facilita o curso, as pessoas têm participado ativamente, demonstrando seu interesse pelo tema.

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Camilla Holanda Mendes da Rocha, em sua fala de abertura, lembrou que o edital existe com o objetivo de buscar soluções para os problemas mais graves existentes no mundo do trabalho. “A capacitação que ocorre hoje também busca despertar nas entidades a importância de monitorar os resultados dos projetos e dimensionar o impacto da transformação social”, finalizou a procuradora.

A participante Francisca Fonseca, do Instituto Kaleo, acredita que após a capacitação sua organização terá condições de elaborar projetos e implementá-los.  “Nós nunca tivemos recursos de terceiros e agora sabemos como captar recursos e fazer um trabalho mais contínuo, além de mensurar seu impacto”, completou ela.

Edital

O Edital para Cadastro de Entidades e Projetos tem como objetivo criar um Banco de Projetos pré-qualificados de órgãos públicos e organizações sem fins lucrativos para destinação de recursos originários da atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre.

As organizações interessadas em integrar o Cadastro de Entidades e Projetos devem se cadastrar e enviar uma proposta de projeto, conforme disposto no Edital, até 1º de agosto. Mais informações:

Projeto Uirapuru

Uirapuru é um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) que trabalha na promoção de melhorias sociais a partir da atividade de fiscalização da legislação trabalhista.

O projeto tem como objetivo contribuir para que as ações realizadas por órgãos da administração pública e entidades do terceiro setor estejam alinhadas aos objetivos estratégicos do Ministério Público do Trabalho e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, compromisso firmado pelos países para promover a vida digna para todos.  Também busca a sistematização e transparência destas destinações de recursos, além do monitoramento dos resultados dos projetos apoiados.

As ações acima descritas são desenvolvidas no âmbito do Projeto Uirapuru.

 

(Texto: Livia Alen.| Fotos: José Lucas e BGouveia ) 

ASCOM-MPT-RO/AC

Siga-nos nas mídias sociais:  https://www.facebook.com/mptroac/?ref=bookmarks e https://twitter.com/MPTROAC

Imprimir