MPT, Justiça do Trabalho e MPRO realizam curso de confecção de bioabsorventes e empreendedorismo para mulheres apenadas em Rondônia

 Articulação entre órgãos promove educação menstrual e valorização da saúde nas unidades prisionais femininas

Ji-Paraná (RO) – Teve início no dia 04 de dezembro (2023) o 2º Curso de Educação menstrual, confecção de absorventes e empreendedorismo no presídio feminino de Ji-Paraná, contemplado por meio de destinação de recursos oriundos de ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça do Trabalho (TRT da 14ª Região) e Ministério Público do Estado de Rondônia. 

Em Ji-Paraná, participam do curso 35 (trinta e cinco) mulheres, com a meta inicial de distribuir os absorventes produzidos na própria penitenciária. Em Ariquemes o curso contou com a participação de 18 (dezoito) mulheres e em Jaru mais 10 (dez) apenadas realizaram o curso, totalizando 63 (sessenta e três) mulheres beneficiadas. A ação visa, ainda, destinar parte da produção à Secretaria Municipal de Educação, beneficiando meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O Procurador-Chefe do MPT em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, responsável pela destinação dos recursos, enfatizou que “Este projeto representa um avanço significativo não apenas para a saúde menstrual e o empoderamento feminino, mas também para a reintegração social das mulheres apenadas. Ao aprenderem a confecção de bioabsorventes e habilidades empreendedoras, estas mulheres estão ganhando ferramentas valiosas para construir um futuro mais promissor. O MPT está comprometido em apoiar iniciativas que promovam a dignidade e o desenvolvimento humano, especialmente em ambientes tão desafiadores como o sistema prisional. Esta parceria entre diferentes órgãos, em especial o MPT, o MPRO, a Justiça do Trabalho e a SEJUS, é um exemplo de como podemos trabalhar juntos para criar oportunidades de mudanças reais e sustentáveis”.

A Promotora de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki, representando o MPRO, enfatizou os impactos positivos do curso anterior em dezembro de 2021, destacando o aumento do interesse das detentas neste ano. “É uma forma delas ocuparem o tempo, a mente e ao mesmo tempo produzir algo tão importante para qualquer mulher, e ainda colaborar com outras meninas e jovens que necessitam”.


A ação realizada pela Helself Educacional, empresa focada na educação menstrual, destaca-se pela promoção da saúde menstrual como instrumento para incentivar o empoderamento feminino e trazer a dignidade menstrual, além de estimular a autonomia e oferecer uma fonte de renda para as participantes.

Em dezembro de 2022, 11 (onze) mulheres que cumpriam pena privativa de liberdade em Pimenta Bueno (RO) participaram da primeira turma do Curso de Educação menstrual, confecção de absorventes e empreendedorismo de Rondônia, e na ocasião produziram unidades de bioabsorventes distribuídos entre as apenadas.


ASCOM-MPT/RO|AC com informações da Gerência de Comunicação Integrada (GCI) do MPRO

Imprimir