Com participação do MPT, Seminário reúne gestores para discutir formas de prevenir e combater trabalho infantil no Acre

Evento foi o primeiro que mobilizou os vinte e dois (22) municípios acreanos para tratar sobre políticas públicas e construção de ações efetivas

RIO BRANCO (AC) - Seminário promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e direitos Humanos (Seasd) do Governo do Acre para discutir formas de prevenir e combater o trabalho infantil no Estado, além de cumprir a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é eliminar o trabalho infantil até 2025, reuniu instituições e gestores da rede de assistência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a COORDINFÂNCIA – Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Diretos de Crianças e Adolescentes do MPT – Ministério Público do Trabalho no Acre, representado por sua Coordenadora Regional, Procuradora do Trabalho Michéle da Rocha.

O Seminário realizado quinta-feira, 29, (junho de 2023) foi o 1º com âmbito estadual, que contou com a participação de gestores dos vinte e dois (22) municípios do estado do Acre, com a finalidade de unir esforços e construir ações efetivas para a erradicação do trabalho infantil e “tirar do papel as políticas públicas e ajudar crianças e adolescentes a crescerem e serem cidadãos de bem, tendo registros infantis daquilo que precisam viver na idade certa”, conforme as palavras do titulara Seasd, Alex Carvalho.

No evento, crianças se apresentaram com demonstração de capoeira
No evento, crianças se apresentaram com demonstração de capoeira

 

 

A Secretária Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerine Volcov, palestrou no evento e enfatizou que “a maior incidência do trabalho infantil se concentra no campo”. Katerine Volcov incentivou os técnicos presentes a se mobilizarem para atuar no enfrentamento ao trabalho infantil nos municípios acreanos.

Sobre a pauta do Seminário, a procuradora do Trabalho Michéle da Rocha manifestou-se afirmando “que o seminário marca a reinstituição do Comitê Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, sendo que o próximo passo é a reativação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Além disso, o evento permite o fortalecimento da articulação da rede de proteção e o debate direto entre os participantes sobre as especificidades e os desafios para o enfrentamento do trabalho infantil na região”.

Durante o evento houve a posse dos membros do Comitê Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, com o intuito de unir estratégias para abranger todos os municípios do estado na causa.

Durante o seminário, os participantes utilizaram cata-ventos, símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil e no mundo.

ASCOM – MPT/RO E AC (com informações da agência.ac.gov.br e fotos de Pablo Araújo/Seasd)

Imprimir