MPT em Rondônia e Acre destina recursos para a execução de projetos selecionados em edital do Projeto Uirapuru e já tem resultados

Seis Projetos já foram contempleados.  Um deles é o Projeto Mãos de João - Reabilitando Vidas  - que beneficia pessoas que sofreram amputação e que recebem próteses para se readaptarem as rotinas comuns do dia a dia

RONDÔNIA - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre destinou os recursos para a execução de projetos selecionados pelo edital do Projeto Uirapuru e já conta com resultados. O edital foi publicado em julho deste ano como parte da cooperação realizada com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), com foco na promoção de melhorias sociais. As instituições públicas e as instituições sem fins lucrativos que receberam as destinações fazem parte do Banco de Projetos criado para este fim.

De acordo com a procuradora-chefe do MPT em Rondônia e Acre, Camilla Holanda Mendes da Rocha, foram destinados recursos para se iniciar as atividades e o restante será encaminhado ao longo do ano, desde que as organizações apresentem resultados e prestem contas da execução. Além disso, outras organizações que integram o banco também receberão recursos de acordo com a disponibilidade destes. Ela explica ainda que os recursos destinados são resultado do trabalho de fiscalização da legislação trabalhista realizado pelo MPT.

Resultados - Seis Projetos selecionados já foram contemplados. Um deles é o Projeto Mãos de João - Reabilitando Vidas, do Hospital Santa Marcelina, que iniciou o atendimento de oito  (8) pacientes que serão beneficiados com próteses confecionadas com os recursos recebidos, sendo que três deles já receberam quatro procedimentos. O projeto do Hospital Santa Marcelina objetiva proporcionar a reabilitação de pessoas com deficiência, que sofreram amputação das mãos.

Outro Projeto é o da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em Porto Velho (RO), que iniciou o curso de qualificação profissional mecânico de refrigeração e climatização industrial para seus recuperandos e que das 27 vagas oferecidas, 20 são financiadas pelo Projeto Uirapuru. Um dos alunos, Alexandre Lopes da Silva, explica que com o curso pretende ampliar sua qualificação profissional para se reinserir no mercado de trabalho. 

Pacientes começaram a receber as próteses confeccionadas por colaboradores no hospital Santa Marcelina
Pacientes começaram a receber as próteses confeccionadas por colaboradores no hospital Santa Marcelina

Lista de organizações e respectivos projetos que receberam os recursos do Uirapuru

Penitenciária Regional Dr. Agenor Martins de Carvalho (SEJUS ) - Projeto Educar para Libertar
Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-paraná (CASE) - Dê um Livro para uma Nova História
Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) - Curso de Qualificação Profissional Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial
Hospital Santa Marcelina - Mãos de João — Reabilitando Vidas
Associação Beneficente Escola Para Vida - Missão de Amor
Associacao Beneficente de Assistência Médica e Social às Populações Ribeirinhas do Vale do Guaporé e Mamoré da Amazônia Ocidental (ASBAMGUAMA) - Aprender a Empreender

Projeto Uirapuru. Conheça. Uirapuru é um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) que trabalha na promoção de melhorias sociais a partir da atividade de fiscalização da legislação trabalhista.

O projeto tem como objetivo contribuir para que as ações realizadas por órgãos da administração pública e entidades do terceiro setor estejam alinhadas aos objetivos estratégicos do Ministério Público do Trabalho e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, compromisso firmado pelos países para promover a vida digna para todos. Também busca a sistematização e transparência destas destinações de recursos, além do monitoramento dos resultados dos projetos apoiados.

No hospital Santa Marcelina, três pessoas que sofreram amputação das mãos já foram contempladas com próteses
No hospital Santa Marcelina, três pessoas que sofreram amputação das mãos já foram contempladas com próteses

Siga o MPT em Rondônia e Acre nas mídias sociais: https://www.facebook.com/mptroac/ e https://twitter.com/MPTROAC

 

Imprimir